23 junho, 2010

Por onde anda Deborah Blando?

Por Raiane Nogueira

Incrível como trilha sonora de novela marca. Essa semana, do nada, me veio à cabeça uma música de A Indomada (1997), da Deborah Blando. Alguém por um acaso se lembra de Unicamente? Na época, achava a letra muito estranha, só entendia o refrão, quando ela gritava, “raiou o sol”!



Enquanto a música continuou na memória de muita gente, Deborah Blando parece ter caído um pouco no esquecimento. A cantora ítalo-brasileira fez sucesso nos anos 90. Seu primeiro single, Boy (Why you wanna make me blue), foi tema de um comercial da Coca-Cola – Diet Coke e entrou na trilha de Vamp (1991). A partir daí, ela começou a aparecer em diversas coletâneas de novelas da Globo.

Para ser mais exata, foram 10 músicas em trilhas de novelas. As mais conhecidas são Decadence Avec Elegance, do Lobão (Deus nos Acuda - 1992), A Maçã, de Raul Seixas (O Mapa da Mina – 1993), Somente o Sol (Corpo Dourado – 1998), Próprias Mentiras (tema de Íris, personagem de Deborah Secco em Laços de Família – 2000), When You Say Nothing At All, gravada com o cantor irlandês Ronan Keating (O Beijo Do Vampiro – 2002) e Chocolate com Pimenta, para a abertura da trama (2003):



Além da participação em trilhas de novelas, a cantora gravou músicas para os filmes Atlantis (2001), da Disney, e Xuxa e os Duendes 2 (2002), além de ter atuado em Xuxa Pop Star (2001).

Em 2000, Deborah Blando entrou em uma fase de crise, após desentendimentos com a gravadora Virgin/EMI. Pouco tempo depois, se afastou da carreira e foi para os EUA. Nesse período, procurou o budismo para amenizar o problema de Transtorno Bipolar. A cantora ainda aproveitou a temporada fora para “inovar”: em 2007, gravou o álbum de música eletrônica Polares, que também teve faixa em novela da Globo, Sete Pecados.

Durante a pesquisa, me surpreendi ao descobrir a quantidade de trabalhos que Deborah Blando fez depois de gravar Unicamente. Acho que meu maior problema foi reconhecê-la sem as roupas azuis e o terceiro olho colado na testa (o nome certo é “bindi”). Mas, com tantos estilos diferentes e sucessos isolados, fica mesmo difícil lembrar.

Pesquisa:
Wikipedia
Debora Blando oficial website

Veja também:
Por onde anda a banda B5?
Por onde anda o P.O. Box?
Por onde anda Vanessa Rangel?

15 comentários:

  1. Muito legal esse post. Dei uma olhada e gostei muito do que vi no blog! Variado, com qualidade... Vcs estão de parabéns!!! Lili

    ResponderExcluir
  2. Nossa..parabéns a vc que postou informações desta cantora, eu me lembro que na minha infancia adorava imitar a Deborh Blando, principalmente naquela musica " Decadence"kkk. Era o maior sucesso as musicas desta cantora, hj sou casada, tenho 29 anos e adorei me recordar das musicas, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente hoje Deborah se encontra internada em uma clinica de reabilitaçao em Florianopolis =/

    ResponderExcluir
  4. nossa quanto tempo! adorava essa música e a novela tbm!

    ResponderExcluir
  5. ADORO A VOZ DA CANTORA DEBORAH BLANDO ;* PORQUE ESSAS CANTORAS SOME ASSIM DO NADA? FAZEM O MAIOR SUCESSO E DESAPARECEM DO NADA! VOLTA DEBORAH :D SDS!!! CAOS

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito do seu estilo, espero que se recupere rapidamente e retome a carreira com o mesmo sucesso de antes.

    ResponderExcluir
  9. Esses dias me deu uma vontade louca de ouvir Deborah Blando, assim do nada. Em particular a música innocence. Eu tinha cerca de 09, 10 anos. Nossa, como era bom, que coisa boa aquele tempo, que saudade...

    ResponderExcluir
  10. A DEBORAH ESTÁ NOS STATES .FAZER O QUE ??ACABAMOS FICANDO SEM ESSA MARAVILHA DE MULHER DOS OLHOS AZUIS.MAS QUEM SABE UM DIA ELA VOLTA.SAUDADES É O QUE NÓS BRASILEIROS MAIS TEMOS COM CERTEZA.BJÃO DEBORAH

    ResponderExcluir
  11. Parabéns aos colaboradores do site/blog! Sou musico nostalgico e é muito bom poder contar com uma fonte tão bem elaborada, com artigos muito bem escritos. Meu blog é versomusicado.blogspot.com, espero uma visita de vcs por lá ok? Ja virei fã, voltarei outras vezes. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Também gostaria muito de saber, pois ela tem muitas músicas linda a que eu mais gosto é A Luz que Acende o olhar tema de O Beijo do Vampiro.

    Bom mais ela sumiu por um único motivo não tirou a roupa igual muitas cantoras horrorosas de funk fazem por isso ela sumiu.

    ResponderExcluir
  13. Então... adorei o blog... apesar de meu gosto musical hoje ser outro...adoro a voz dessa cantora.. tomara que volte mesmo...

    ResponderExcluir
  14. Aproveitando deixo o meu ai.. pra vcs conferirem... é sobre poesia e música... http://gramofonelunar.wordpress.com

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!