03 abril, 2011

Parabéns a você: a música mais tocada no mundo


A música mais conhecida do mundo rende todo ano cerca de U$ 2 milhões em direitos autorais, isso porque a canção já beira um século de idade. Pode parecer ridículo para muita gente, mas está música se chama Parabéns pra Você, de Patrícia e Mildred Smith Hill.

A melodia da música tem origem na canção Good Morning to All, das irmãs e professoras norte-americanas do Kentucky. As duas resolveram fazer uma melodia para as crianças cantarem na entrada da escola – nem poderiam imaginar o fim que isso teria.

Obrigatória em todo aniversário, e considere que todo mundo faz um por ano, Parabéns pra Você tem certamente a letra mais conhecida do mundo. Porém, a música só chegou por aqui em 1942 quando a letra foi adaptada no Brasil por Bertha Celeste.

Almirante, apresentador da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, organizou em 1942 um concurso para escolher a letra que melhor se casasse com a melodia da versão original Happy Birthday To You. Foram mais de 5 mil participantes. Venceu Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba.

Parabêns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida

hoje é dia de festa
vivam as nossas almas
para o/a menino(a) ...
uma salva de palmas,

Tenha tudo de bom
do que a vida contém,
tenha muita saúde
e os amigos também".

Hoje o/a faz anos
Porque Deus assim quis
O que mais desejamos
É que seja feliz!

Atualmente, todas as execuções da música em rádios, televisão e cinema têm de pagar os direitos autorais à Warner. No Brasil, Bertha, até sua morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu: Parabéns a Você, e não pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!