07 novembro, 2010

Clipes Inesquecíveis – Take On Me (a-ha)


Qual fã de quadrinhos nunca pensou em conhecer seu personagem favorito na vida real? Pois é o que acontece no clipe de 1985 do a-ha, "Take on me". Em quase quatro minutos, o filme conta a história de uma moça que entra dentro de uma revista em quadrinhos e lá dentro conhece o mocinho, interpretado pelo vocalista Morten Harket. Os dois enfrentam vilões e, no fim, conseguem escapar ilesos. A história bonitinha, acompanhada por um dos maiores hits da banda norueguesa, fez com que o clipe ganhasse seis prêmios no MTV Video Music Awards de 1986, incluindo melhor conceito de vídeo, vídeo mais experimental e escolha do público.


"Take on me" foi dirigido por Steve Barron, o mesmo homem responsável pelo clipe de "Billie Jean", de Michael Jackson. Para unir desenho e live-action, o diretor optou por uma ténica conhecida como rotoscopia. Nela, um dispositivo chamado rotoscópio permite que quadros de filmagens sejam redesenhados para serem utilizados em uma animação. Quase 3 mil quadros passaram pelo processo, que durou 16 semanas. Portanto, não é a toa que os personagens desenhados de Harket e da atriz Bunty Bailey sejam tão parecidos com as suas versões de carne e osso. O romance entre os dois, inclusive, não ficou apenas nos quadrinhos: a atriz e o vocalista engataram um namoro após se conhecerem no set de filmagens. Ela chegou a participar também do clipe de "The sun aways shine on TV", antes de trocar Harket por outro ícone dos anos oitenta: o cantor Billy Idol.

É claro que o clipe romântico e bem feito ajudou "Take on me" a explodir nas paradas no mundo inteiro, mas a música tem seu valor por si só. Até hoje tocada com frequência nas rádios, a música é um dos grandes clássicos dos anos 80 e conta com instrumentos que marcaram a música pop daquela década: sintetizadores e teclados. Não importa qual o motivo, o clipe merece ser assistido até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!