08 abril, 2011

Trilha do Filme - O Mágico de Oz

Por Mariana Coutinho

Dorothy, o espantalho, o homem de lata e o leão
O Mágico de Oz (The Wizard of Oz) - 1939
(1. Over the Rainbow/ 2. Munchkinland Medley/ 3. Follow the Yellow Brick Road/ 4. You're Off to See the Wizard/ 5. If I Only Had a Brain/ 6. We're Off to See the Wizard/ 7. If I Only Had a Heart/ 8. If I Only Had Nerve/ 9. Optimistic Voices/ 10. The Merry Old Land of Oz/ 11. If I Were King of the Forest)

Dorothy (Judy Garland) é uma menina do Kansas que está sempre se metendo em confusão. Sua última desventura envolveu um tornado que a levou, junto com seu cachorro Toto, para um mundo de fantasia chamado 'Oz'. O inocente filme de 1939, baseado na história de L.Frank Baum, tenta resgatar valores  morais e apela para as emoções do espectador. 

A protagonista, Dorothy, mata, sem querer, a Bruxa Má do Leste, de quem herda sapatos vermelhos com poderes mágicos. A irmã da morta, a Bruxa Má do Oeste, resolve se vingar da menina e passa o filme tentando lhe roubar os ditos sapatos. Ajudada pela Bruxa Boa do Norte, Dorothy segue por uma estrada de tijolos amarelos que a levará ao famoso e poderoso mágico de Oz. A garota deseja pedir ao soberano que use seus poderes para levá-la para casa. 

Em sua jornada, Dorothy encontra um espantalho que deseja um cérebro, um homem de lata que quer ganhar um coração e um leão que só precisa de um pouco de coragem. Os três seguem com ela pela estrada em direção ao castelo para apelar ao mágico. 

Os sapatos vermelhos que Dorothy herda da Bruxa Má do Leste

A magia de "O Mágico de Oz" está no filme que começa em tons de sépia no Kansas, e depois é apresentado em cores em Oz, no cenário, e principalmente nas canções. Quem assina a trilha sonora desse clássico é Harlod Arlen. As letras são de E. Y. Harburg. As músicas seguem um padrão que se repete durante o filme, como nas canções em que o espantalho (If I Only Had a Brain), o homem de lata (If I Only Had a Heart) e o leão (If I Only Had Nerve) lamentam suas faltas. As letras mudam, mas a melodia é a mesma. Outra canção que se destaca é "We're Off to See the Wizard", que também se repete várias vezes como um hino de incentivo pelo caminho até o castelo do mágico.

Mas a canção mais emblemática  desse filme é mesmo "Over the Rainbow". A música é interpretada por Judy Garland logo no início da história, quando a menina sonha com um lugar "além do arco-íris" onde não houvesse problemas. Essa música já ganhou diversas versões ao longo dos anos, em várias línguas e ritmos. Assista à versão original de "Over the Rainbow" abaixo:






Veja também:
Trilha do Filme - Amor Sublime Amor
Trilha do Filme - A Noviça Rebelde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!