Por Robson Sales
Lady Gaga está U$ 24 milhões mais rica, depois de uma turnê de 47 shows pela Europa, assistida por mais de 400 mil pessoas, segundo a revista Billboard. A cantora pousou em Los Angeles, nos Estados Unidos, para mais duas apresentações no Staples Center, ainda esta semana, e o jornal Los Angeles Times publicou hoje alguns números obtidos por Gaga em breves dois anos de carreira.
São apenas dois discos, ‘The Fame’ e ‘The Fame Monster’, mas Lady Gaga já é alvo de três biografias que serão lançadas ainda este mês. Esses livros tentam explicar o motivo de tanto sucesso pelo mundo e se a música feita pela americana é mesmo revolucionária. Gaga trata logo de admitir, em entrevista para um jornal escocês, que suas ideias sobre fama e arte não são novas, e completa: “algumas pessoas dizem que tudo (na música e na moda)já foi feita antes, e, até certo ponto, elas estão certas. Acho que o truque é honrar sua visão e juntar elementos que nunca foram colocados juntos antes.”
Se não é a revolução da música pop, Lady Gaga eleva a enésima potência a excentricidade de suas referências e as revelas em clipes que já foram vistos, até 1º de agosto, mais de 667 milhões de vezes no canal oficial da cantora no youtube.
Aliás, a internet é o território de Lady Gaga. Até 1º de agosto 18,1 milhões de músicas digitais vendidas, em maio a cantora foi a primeira a chegar a 1 bilhão de exibições e se transformou referência em como se promover pela web, para as empresas de marketing. Lady Gaga é um produto da convergência de mídias. Em entrevista ao Globo.com, o professor de filosofia Henrique Antoun, da Escola de Comunicação da UFRJ, disse que Gaga sabe usar as ferramentas o que a internet oferece e completa:
“Ela sabe usar os grupos de discussão e os instrumentos que eles oferecem, criando perfis em redes sociais, blogs onde você amarra tudo isso e até vídeos que você sobe para o YouTube e liga ao seu perfil. Misturando todos estes canais e se movimentando bem neles, você pode começar um movimento de sucesso”, disse o professor Antoun.
Em unidades palpáveis Lady Gaga já vendeu mais de 3,6 milhões de discos, desde o lançamento de The Fame em agosto de 2008. Somente este ano foram 1,3 milhões de cópias vendidas pelo mundo, segundo o jornal Los Angeles Times. Uma prova que o mundo virtual, psicodélico e fantástico de Lady Gaga extrapola todos os limites territoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!