14 janeiro, 2010

Trilha do Filme - Hairspray

Muito laquê, vestidos rodados e floridos, um galã de agora, um galã do passado vestido de mulher e uma gordinha como mocinha. Não parece um enredo de sucesso, parece? Pois rendeu um dos meus filmes favoritos. Hairspray entrou no seleto grupo de filmes que eu não enjôo de ver. Ok, confesso que tenho uma pequena queda por musicais. Mas, Hairspray é um daqueles filmes que não basta alugar, tem que ver, rever, e, claro, recomendar aos amigos. Então, recomendarei para vocês.

O filme foi inspirado em um musical da Broadway, e a história se passa nos anos 60. Entre as canções e coreografias o tema da segregação racial é fortemente retratado. A cidade de Baltimore vive a separação de negros e brancos, e Tracy Turnblad, a mocinha gordinha e branca, luta contra essa realidade. Mas as típicas lições de moral não são chatas, ou sem propósito, tudo se encaixa e a história tem uma ironia muito bem-vinda.

Tracy é apaixonada por Link Larkin, personagem de Zac Efron, o galã de agora. Depois do sucesso em High School Musical, o jovem ator teve boa participação no filme. Numa comparação forçada lembro o John Travolta nos primórdios da carreira em Grease e Saturday Night Fever. Talvez o Zac não resista tanto tempo na mídia, ou quem sabe ele não dá uma de Travolta, coloca uma fantasia de 14 quilos e vira uma lavadeira gordinha? Edna Turnblad, mãe de Tracy, é a razão de uma roupa tão pesada. John Travolta marcou sua volta aos musicais interpretando essa mulher de peso, e passava quatro horas se maquiando para fazer a transformação. O elenco por si só já é motivo para assistir: Christopher Walken, Michelle Pfeiffer, Queen Latifah, James Marsden...

O musical foi lançado em 21 de setembro de 2007 no Brasil. E virou peça. A adaptação foi feita por Miguel Falabella, e aqui quem se vestiu de mulher foi Edson Celulari.

Mas o que faz o musical não é a história sozinha e sim como as músicas fazem a história acontecer. E hairspray acerta em cheio. As músicas tem uma ótima sequência, variam entre engraçadas, sérias, irônicas ou agitadas. Destaque para Ladies' Choice e You Can't Stop the Beat. Se para você a coreografia é o que importa, não se preocupe, Hairspray também não deixa a desejar nesse quesito.

Esse foi o presente que recomendei para o amigo oculto de natal. Mas presente é sempre bom. Então fica a dica. Ah, e meu aniversário é em julho, para bom entendedor meia palavra basta.

2 comentários:

  1. Bom dia meus amigos, primeiramente quero dizer que adorei o blog, os assuntos e o background dos redatores são bem legais, gostaria de fechar uma parceria com vocês, podemos trocar links se desejarem, aguardo uma visita dos senhores no meu blog, eu cheguei aqui através do orkut e estou indo comentar nos posts Abbey Road e Fletwood Mac que são mais a minha praia.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a peça que tava passando aqui no Rio.
    Sempre quis ver o filme mesmo pra ver como é, fiquei tão encantada!

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.co,

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!