03 janeiro, 2010

Trilha Especial - Promoção Renato Vargas, o intérprete do Barzinho

Por Robson Sales

Se o violão, a partir dos anos 60, tornou-se o instrumento maior da sonoridade característica do que se passou a chamar MPB, o barzinho passou a ser o espaço onde músicos desse estilo buscavam o primeiro contato com a platéia. Ao mesmo tempo, funcionou como depositário de um repertório hoje já cristalizado, e totalmente reconhecido, como 'standards'. Qualquer um que quisesse ouvir (e cantar junto) aquela do Caetano, ou do Milton, do Djavan... poderia dar uma passada no bar mais próximo que certamente teria seu pedido atendido por um músico que, apenas com seu violão em punho, destilaria as canções atualmente identificadas como 'de barzinho'.

Com a moda de videokês caseiros, e mesmo com a abertura de espaços segmentados para músicos populares, restou ao chamado som do barzinho alguns poucos lugares para apresentação. Shoppings Centers e bares de subúrbio tornaram-se lugares deste tipo de música. O charme das mesas de ferro, da cervejinha gelada, dos petiscos quentinhos e a possibilidade de acompanhar o cantor em altos brados ficaram um pouco de lado. Restou aos amantes da 'voz e violão' o lual de fim de semana.

Eis que surge Renato Vargas. Desconhecido da maioria do público brasileiro, com apenas seu violão, o carioca Renato Vargas gravou uma série de 10 discos com as músicas mais pedidas por seu público, conquistado em 25 anos de estrada nos bares do Rio de Janeiro. Para a surpresa de muitos, inclusive do próprio músico, a série intitulado O Som Do Barzinho vendeu mais de 2.000.000 de cópias em todo o Brasil, fazendo com que seu autor recebesse 5 discos de ouro, um de platina. "Sempre tive vontade de gravar um disco com as músicas mais pedidas nos bares onde me apresentei, mas nunca pensei que fosse fazer tanto sucesso", afirmou Renato sobre sua repentina fama.

Renato Vargas se apresenta todo sábado (9, 16, 23 e 30) de janeiro na Modern Sound, em Copacabana (rua Barata Ribeiro, 502). E ‘A Trilha Sonora’ irá sortear uma coletânea, recém lançada, do cantor. Siga ‘A Trilha’ no twitter e fique atento às coordenadas. O prêmio será entregue antes do show, o ganhador ainda poderá conhecer Renato Vargas e trocar uns acordes com o cantor.

2 comentários:

  1. hehehe, Realmente nunca ouvi fala nele!
    mas ele já tem uma serie prologanda em 10 discos? e 25 anos de estrada?

    adoro musica Barzinho acho muito Firme

    Feliz 2010

    Coisas Esotéricas

    ResponderExcluir
  2. Ele é o cara para tocar em barzinho,eu ja fui em tres shows desse cara aqui em Belém,eu colo nele.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!