10 janeiro, 2010

Trilha Virtual - Download Remunerado



Print da página inicial do site Trama Virtual

Por indicação de um amigo fiquei sabendo de um projeto muito interessante. Com toda essa discussão sobre como a pirataria prejudica o artista e desvaloriza o trabalho, o site Trama Virtual encontrou uma solução que pode ser bem bacana, o Download Remunerado. Funciona assim: empresas que apóiam a música independente doam uma quantia em dinheiro, o que for arrecadado é dividido entre o número de downloads feitos no mês. Então, a banda vai receber pela quantidade de músicas que conseguir “vender”. No começo de cada mês a quantia é anunciada, e quando o mês termina o artista recebe um e-mail informando quanto ganhou no período.

Como o download é gratuito, não tem porque baixar suas músicas em outro lugar. Além de não custar nada para quem baixa, o artista ainda é remunerado pelo seu trabalho. As bandas não ganham muito, é pouco dinheiro para muitos downloads, mas é um projeto que valoriza o artista independente.

O site Trama Virtual, que fala sobre o cenário de música independente, foi criado pela gravadora Trama em 2004. E além do Download Remunerado, “Grátis para você, remunerado para o artista” nas palavras do site, o Trama Virtual ainda disponibiliza espaço para a divulgação da banda. O artista pode criar uma Homepage personalizada, com fotos, música, agenda, redes de bandas amigas e lista de fãs, para permitir uma maior interação entre fã e banda.

Fica a dica para quem quer divulgar o seu trabalho, e para que mais patrocinadores apóiem essa idéia bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!