23 fevereiro, 2010

Trilha Antiga - Explode Coração


“Explode coração/Na maior felicidade (bis)/É lindo o meu Salgueiro/Contagiando, sacudindo essa cidade”. O samba do Salgueiro saiu da Sapucaí para embalar muitos carnavais. Demá Chagas, Arizão, Celso Trindade, Bala, Guaracy e Quinho, compositores do samba-enredo vencedor de 1993, provavelmente não esperavam que depois de 17 anos o samba continuasse na memória de tanta gente. Em 2009, o site IG fez uma enquete para descobrir o qual é a música mais lembrada no carnaval, e a mais votada foi “Peguei Um Ita No Norte”, mais conhecida como “Explode Coração” pelos foliões.

Confesso que sei o refrão do samba e só. Nem sabia o nome, ou o porquê do enredo. E acho que a maioria das pessoas canta o “Explode Coração/na maior felicidade...” e para por aí. Então, esse famoso samba entra no Trilha Antiga, que está mais para Trilha Eterna, de hoje.

O samba do Salgueiro relembra a música de Dorival Caymmi, e não é só no tema, até o nome é igual. “Peguei Um Ita No Norte”, de Dorival e do Salgueiro, fala sobre a saga dos nortistas e nordestinos que vão tentar a vida no Rio de Janeiro. O enredo vai contando a viagem de um desses imigrantes, que parte de Belém do Pará para o Rio. No caminho, o viajante encontra diferentes culturas em cada porto: do Bumba-meu-Boi em São Luís do Maranhão, até o acarajé da Bahia.

Às vezes os jurados discordam do público, e muitos desfiles marcantes não levam o título, a Unidos da Tijuca bem conhece essa história. Mas o samba do Salgueiro agradou a Gregos e Troianos. O carnavalesco, Mário Boriello, pode não ser nenhum Paulo Barros, mas conquistou os jurados no ano de 1993 e levou o título, além do Estandarte de Ouro do jornal O Globo.

E é claro que encerro sambando e cantando com o Salgueiro:

“Oi no balanço das ondas… Eu vou /No mar eu jogo a saudade… amor (bis)/O tempo traz esperança e ansiedade/Vou navegando em busca da felicidade”

Um comentário:

  1. Caro Blogueiro, venho por meio deste, ofertar um serviço que não só promete mas como cumpre o que lhe será oferecido...
    Por apenas R$ 10,00 ofereço 7.000 visitas únicas ou mais em 5 dias...
    Preste atenção são 7.000 visitas únicas e não de um mesmo IP, sendo que são visitantes que não conhecem seu blog e que provavelmente voltaram caso gostem...
    Este é um método muito interessante de se conseguir novos leitores sem parceria...
    Sou dono do http://www.homocafagestus.blogspot.com/ ... pode verificar que todos os dias meu blog tem uma média de visitas de aproximadamente 1.500 visitas únicas.
    Tendo picos de 50 a 90 usuários on line.
    Caso interesse entre em contato por este e-mail.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!