23 março, 2010

Capas de discos históricos - Nevermind (1991)

Por Luiza Baptista

“Come as you are, as you were, as I want you to be”. Esses versos embalaram os anos 90 e junto com as outras músicas de Nevermind colocaram o allstar surrado, a camisa de flanela e o jeans rasgado, na moda. Neste post Nevermind será lembrado pela histórica capa do bebê nadando atrás da nota de um dólar. Mas o álbum que levou o Nirvana ao estrelato é muito mais que uma capa memorável. O CD foi aclamado pela crítica no lançamento em 1991 e vendeu milhões de cópias. Kurt Cobain passou a ser figurinha fácil nas capas das principais revistas. O vocalista gostava de causar polêmica, e, antes de se matar, chegou a dizer em entrevista que tinha genes suicidas.

Spencer com 11 anos

Mas como o que interessa hoje é a capa, vamos a ela. O bebê nadando atrás do dólar é a melhor capa de todos os tempos pela revista Rolling Stone, que chegou a recriar a foto anos depois. Em 2001, no décimo aniversário do lançamento de Nevermind, a revista recriou a foto com o mesmo garoto que fez a original. O bebê de quatro meses cresceu, e tinha onze anos na reedição da foto que o deixou famoso no mundo todo. Spencer Elden agora nadava atrás de uma nota de dez dólares. O fotógrafo contratado pela revista foi o mesmo da capa original, Kirk Weddle. A revista também recriou a capa como desenho, com Bart Simpson correndo atrás do dólar. Por censura, Bart não estava totalmente pelado na imagem publicada.

A ideia da foto veio de Kurt Cobain e do baterista Dave Grohl. Os dois se inspiraram num documentário sobre bebês que nasciam debaixo d’água, e a ideia de colocar a nota de um dólar no anzol foi de Kurt. Para fazer a foto, a mãe teve que soltar o bebê de quatro meses na água três vezes. Por sorte, o fotógrafo foi rápido e conseguiu a imagem perfeita após meia dúzia de fotos. O bebê escolhido como modelo, Spencer, era apenas filho de um casal amigo do fotógrafo. O que ele ganhou pelo trabalho? Um álbum de platina e um ursinho de pelúcia.

Anos depois, com doze anos o garoto vira modelo para nova capa de disco. Dessa vez o álbum se chama The Dragon Experience, do cantor Cevin Key. O artista conheceu Spencer através da namorada, que foi babá do famoso bebê. E novamente o garoto não recebeu pagamento em dinheiro.

Em 2008 Spencer recriou a foto da capa que o deixou conhecido. O garoto vestia um calção dessa vez, mas a piscina era a mesma, no Rose Bowl Aquatic Center, na Califórnia. O “nu artístico” de Spencer está espalhado por quartos grunges ao redor do mundo, o que mostra que nem sempre fama traz dinheiro.

Spencer com 17 anos

Fonte: whiplash

2 comentários:

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!