28 março, 2010

Trilha do Artista - Rolling Stones

Por Luiza Baptista
O Rolling Stones esmagou a concorrência e venceu a enquete de A Trilha Sonora. Essa é a maior biografia já feita por essa blogueira que vos fala. Afinal, os dinossauros do rock têm muita história para contar nesses quase 48 anos de banda. Para começar, nada melhor que o início. Em 25 de maio de 1962 é formada a banda Rolling Stones. A banda de rock inglesa tinha em sua estreia: Mick Jagger (vocal, guitarra e gaita), Keith Richards (vocal e guitarra), Brian Jones (guitarra), Bill Wyman (baixo) e o baterista Charlie Watts entrou logo depois. E, desde então, foram o inverso do rock bem comportado dos Beatles. Apesar das diferenças, os Beatles e Rolling Stones foram as bandas mais importantes da Invasão Britânica dos anos 60.

Como toda boa história inglesa, essa também teve início em uma estação de trem (a JK Rolling teve a ideia para Harry Potter numa viagem de trem). Na estação de Dartford, dois amigos de infância se reencontram e descobrem o interesse por blues e rock. Keith e Mick são então convidados por Brian Jones para fazer parte dessa banda com o nome inspirado em uma canção de Muddy Waters, Rollin’ Stone. Para completar a formação, Bill Wyman foi acrescentado à banda. O motivo? O baixista tinha mais de um amplificador. Assim surgia os Rolling Stones.

Co-fundador do grupo, o pianista Ian Stewart gravava com a banda, mas não posava como membro. Aparentemente, a sua imagem pessoal não tinha o sex-appeal necessário para fazer parte dos Rolling Stones. O pianista morreu em 1985, e recebeu uma homenagem no álbum da banda. O sexto Stone é lembrado em Dirty Work em 1986.

A banda logo assinou com a Decca Records, aquela gravadora que recusou os Beatles. E o empresário promoveu a rebeldia da banda e criou a pergunta: Você deixaria sua filha se casar com um Rolling Stone?

O primeiro álbum, The Rolling Stones, saiu em 1964. Mas o material ainda não tinha muitas composições da famosa dupla Jagger e Richards, conhecidos como The Glimmer Twins. O segundo CD em 1965 já conta com as composições da dupla, e é no mesmo ano que os Stones lançam (I can’t get no) Satisfaction, o maior hit da banda.

Em 1971, é lançado o álbum Sticky Fingers, com capa de Andy Warhol. Bill Wyman quando deixou o grupo em 1993 montou um pub em homenagem ao álbum. Sticky Fingers, seu pub londrino, tem fotos, instrumentos e lembranças dos Stones. Foi o primeiro CD a mostrar o logotipo da boca, produzido por John Pasche.
Três anos depois Ron Wood assume a segunda guitarra, com a saída de Mick Taylor (entra em 1969 e sai em 1974), e permanece até hoje na banda.

Nos anos 80, o relacionamento entre os membros da banda já não era dos melhores. Jagger e Richards se desentendiam com frequência. E a mídia especulava sobre o possível fim da banda. Apesar disso, os Rolling Stones ainda lançavam discos de sucesso.



Quando todos esperavam o fim dos Rolling Stones, eles voltam e gravam The Bigger Bang. O CD foi gravado depois que Charlie Watts passou por um drama pessoal, o baterista foi diagnosticado com câncer na garganta em junho de 2004, e em menos de um ano estava curado.O álbum foi lançado em 2005, e marca um retorno da banda ao rock and roll do começo.

No dia 18 de fevereiro de 2006, a banda fez um show histórico nas areias de Copacabana. No Brasil para a turnê A Bigger Bang, os Rolling Stones reuniram cerca de 1,5 milhão de pessoas. Foi o maior show da banda, talvez o maior concerto de todos os tempos.

Em 4 de abril de 2008 é lançado The Rolling Stones Shine a Light. Dirigido pelo aclamado diretor, e fã da banda, Martin Scorsese, o filme saiu de duas apresentações em Nova Iorque, e contou com a presença de Jack White, Christina Aguilera e Bluesman Buddy Guy. O filme pega imagens do começo da carreira e mistura com declarações atuais.



A história da banda sempre foi cheia de polêmicas. Os Stones chegaram a receber acusações de satanismo, em grande parte pela música Sympathy for the Devil, que Jagger diz ter sido inspirada numa visita a um centro de Candomblé na Bahia.

Algumas polêmicas envolvendo os Stones ganharam as manchetes policiais. Em 1969, Brian Jones morreu afogado na piscina de sua casa em Sussex dias depois de deixar a banda. Na época duas versões foram debatidas: uma dizia que Jones se afogou pelo excesso de drogas e álcool, e outra versão culpava um dos homens que trabalhava em uma obra na propriedade. Em 1993, Frank, um dos homens que trabalhava na tal obra, assumiu em seu leito de morte o assassinato de Brian Jones.

Além da morte do guitarrista, os Rollings Stones têm outros casos em sua biografia. Num show na Califórnia, quatro pessoas morreram durante a apresentação. Os seguranças do show eram Hell's Angels, conhecidos pela grosseria e arrogância, então várias pessoas foram agredidas mesmo antes do show. Quando os Stones subiram ao palco, a violência com o público foi ainda maior, e a agressão resultou na morte de quatro fãs. O assassino foi julgado e inocentado por legítima defesa. O dia 6 de dezembro de 1969 está registrado no filme Gimme Shelter, lançado um ano depois.

Pesquisa: Wikipedia

Um comentário:

  1. Valeu a pena a pesquisa! Agora vc pode se considerar uma graduada em Stones, haha. Aliás, eu assisti uma parte do Gimme Shelter lá no Iacs, numa optativa que peguei no primeiro período. Justamente no momento do assassinato.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!