17 março, 2010

Trilha do Disco - Classic Discos, mais de 60 mil discos de vinil


Quem caminha pela Rua Sete de Setembro, bem no centro carioca, entre camelôs, lojas cheias de bugigangas e muita gente, nem imagina que no número 176 há um sebo de discos de vinil. Ainda mais por que é uma sobreloja escondida e a numeração da rua é meio sem sentido. A fachada do primeiro andar nada diz sobre o que há no segundo, a não ser um senhor que me confirmou que era ali a sala que vendia mais de 60 mil LPs.

Mesmo assim passei pelo corredor meio desconfiado, subi as escadas, em mármore, meio rústica e de forma circular devagar e tentando ver o que me esperava. À esquerda, vi uma pequena sala, depois de uns murais jogados, que estavam encostados na parede. Nunca iria imaginar que aquela loja já era um ponto turístico, ou quase isso.


O Jorge, que é um vendedor quase fundador, me recebeu e contou que portugueses, estadunidenses e até o Michael Jordan foram visitar e levaram vários discos da loja. A pequena sala, com cheiro de poeira e aparência suja não parece receber gringos, mas as fotos dos murais desarrumados não deixam mentir.

Faltam paredes para tantos discos. São muitos, inclusive um da época em que o Ivan Lins tinha cavanhaque. Também achei um do Roberto Carlos, o primeiro da carreira do Rei. Mas esse só sobrou a capa, porque o disco foi vendido por 3 mil reais! Havia vários do Jimi Hendrix e da Janis Joplin e muitos outros que nunca ouvi falar. De todos, os que mais vendiam eram os de MPB.

O Jorge ainda me contou vários segredos. É na loja dele que a TV Globo pesquisa discos antigos. É lá que o Ed Motta procura as maiores raridades. Mas os outros segredos da Classic Discos quem vai contar é o próprio Jorge, dá uma olhada num trecho da nossa conversa.


2 comentários:

  1. uma relíquia do Roberto Carlos assim, que maneiro! Eu ainda tenho alguns discos de vinil guardados aqui :)

    ResponderExcluir
  2. Dá vontade de ir correndo nessa loja e sair comprando vários LPs.
    Adorei esse espaço... Estava procurando alguma coisa sobre trilha sonora no google e simplesmente apareceu o blog! rs

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!