23 abril, 2010

Trilha Especial - O rock do Planalto Central

Por Raiane Nogueira

Na última quarta-feira, 21 de abril, Brasília comemorou 50 anos. A terceira capital do Brasil, além de se destacar pelo aspecto político e arquitetônico, é muito famosa pela sua rica história musical.

A quantidade de grupos e artistas formados na Capital Federal, em diversos estilos, é enorme. Porém, a cidade é conhecida principalmente como “berço” do rock brasileiro. Grandes bandas que despontaram nos anos 80, como
Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Plebe Rude, tiveram origem na cidade.

No final da década de 70, saíam nos EUA e na Inglaterra os primeiros discos de punk rock. Rapidamente, o estilo se disseminou entre os jovens de Brasília. As músicas trazidas do exterior e copiadas em fitas cassetes influenciaram os garotos da chamada Turma da Colina – os irmãos
e Flávio Lemos (Capital) e Renato Russo (Legião) – e os cabeludos da 104 Sul – Herbert Vianna, Bi Ribeiro (Paralamas) e Dinho Ouro Preto (Capital) – a formarem suas bandas.

No site oficial do Capital Inicial, Dinho fala um pouco sobre esse período:
“Brasília, mesmo sendo a capital do país, ainda era uma cidade do interior – provinciana e isolada. O fato de termos conseguido informações musicais assim em Brasília, muito antes da internet, nos anos setenta, em plena ditadura, foi um feito surpreendente, que só foi alcançado por nos interessarmos por música com um furor religioso”.

Assista a Dado Villa-Lobos, Dinho Ouro Preto e Os Paralamas do Sucesso cantando juntos a música
Guns of Brixton, da banda de punk rock The Clash:



Paralelamente ao cenário do rock, também têm destaque na capital do país o reggae, o hardcore e o hip hop. Bandas de sucesso como Natiruts e Raimundos surgiram em Brasília.

***

Brasília foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitscheck, que concentrou toda a administração do país e as sedes dos Três Poderes na região. A cidade em formato de avião teve plano urbanístico, o Plano Piloto, elaborado por Lúcio Costa e conta com muitas construções projetadas pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer.


Pesquisa:
Wikipedia, CliqueMusic Uol

Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!