19 maio, 2010

Trilha Sonora de Lost

Por Mariana Coutinho

Lost exibirá seu episódio final nesse domingo. E enquanto alguns fãs morrem de curiosidade para ver como a história vai acabar, outros começam a questionar os rumos da trama, e ainda outros estão aos prantos por perder o seriado que os acompanhou por tanto tempo. Mas hoje não vou pedir que você comente sua teoria para o desfecho de Lost (mas se quiser comentar também fique a vontade) e sim que preste atenção a um detalhe que ajudou a compor todas as cenas emocionantes que tanto o entusiasmaram: a trilha sonora.

Se você é um fã observador já deve ter reparado em um dos últimos nomes nos créditos “Music by: Michael Giacchino”. E se você acompanha esse blog talvez se lembre que já falamos dele antes quando apresentamos a trilha sonora ganhadora do Oscar esse ano, Up – Altas Aventuras. Pois é, não é a toa que Michael Giacchino levou o prêmio da Academia, ele é mesmo genial no que faz, prova disso é a trilha sonora que começou a construir há seis anos. A maior parte das músicas de Lost é instrumental. São as chamadas músicas incidentais, que são basicamente as músicas de fundo. Esses arranjos intensificam o suspense da série e fazem com que sua trilha sonora seja tão especial.

Nos extras da 1ª temporada de Lost, Giacchino explica: “Eu queria estabelecer um som muito diferente para essa série. (...) Sabíamos que queríamos uma seção de cordas. As cordas são muito versáteis em fazer as pessoas sentirem realmente. Podem soar suaves e bonitas ou horripilantes e assustadoras. Depois pensamos ‘Que tal se tivéssemos uma percussão bizarra?’ (...) Então o que fizemos foi pegar partes do avião. Usamos essas peças na cabine de percussão. Todo o tipo de coisa estranha e diferente”.

Isso mesmo! Partes do avião usado no “Pilot” da série ajudaram a compor os arranjos das músicas incidentais. Um CD com essas canções foi lançado em 2006, incluindo a música de abertura que foi composta pelo próprio J.J Abrams (um dos criadores de Lost).

Além das músicas incidentais, outras canções executadas no seriado se destacam. É o caso de “Make Your Own Kind of Music” de Mama Cass; “Downtown” de Petula Clark; “Moonlight Serenade” de Glenn Miller; “La Mer”, cantada por Shannon, e “You All Everybody” da banda fictícia Drive Shaft.

Para provar que a trilha sonora de Lost faz toda a diferença, assista abaixo a Promo do ‘Season Finale’ veiculada pela ABC com uma das músicas mais executadas no seriado:



Faltam apenas 4 dias para o final da história. Conte-nos como Lost e sua trilha sonora fizeram parte da sua vida.

Pesquisa: LostPédia, 1ª temporada de Lost (DVD)

Veja também:


Um comentário:

  1. Adorei o seu POST!
    Eu não me canso de assistir os bônus do DVD da primeira temporada de LOST. Desde ai eu virei um grande fã do Michael Giacchino. Não sei se vc sabe, mas no Bônus do DVD da quarta temporada, tem um especial em que ele faz um concerto no Havaí, É MARAVILHOSO!

    PS: Sou viciado em “Downtown” da Petula Clark *----*

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!