20 julho, 2010

Festivais de Inverno na Serra

Por Luiza Barros

Férias e friozinho? Para os cariocas, a resposta para essa equação é simples e rápida: subir a serra. Como não deveria deixar de ser, as aprazíveis cidades da Região Serrana do estado do Rio sabem aproveitar o seu potencial turístico nesta época do ano: daí a profusão de festivais culturais no trio Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Entre julho e agosto, é grande a oferta de espetáculos, boa parte deles gratuitos, dos mais eruditos aos populares. Tudo, claro, com direito a muito chocolate quente e fondue depois.

De 13 de julho a 1º de agosto, acontece o Festival de Inverno do Sesc Rio, com diversos eventos em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. Mas apesar do festival ser organizado pela mesma entidade em todas as cidades, é incrivelmente complicado encontrar informação de forma unificada na internet. Teresópolis possui um hotsite com a sua programação do evento, que recebe Sandra de Sá com entrada franca dia 1º de agosto.

Em Friburgo, há Hermeto Pascoal, que também promove um workshop sobre música, além de Dominguinhos e um recital de Chopin pelo Trio Aquarius. A programação completa ainda por vir está disponível neste link.

Em Petrópolis, também tem Hemerto Pascoal, além de Adriana (Partipim) Calcanhoto. Para quem gosta de música instrumental, a dica é o encontro do bandolim de Hamilton de Hollanda com a harpa do colombiano Edmar Castañeda. Além disso, há várias oficinas de música no Sesc Quitandinha, conforme a programação disponibilizada no blog Comunicação Livre.

Mas além do promovido pelo Sesc, Friburgo e Petrópolis ainda contam com outro festival cada uma, que ocorre paralelamente. O Festival de Inverno de Petrópolis, patrocinado pela Petrobras, encerrou suas apresentações neste último final de semana, mas ainda dá para conferir o Finf – Festival Internacional de Nova Friburgo – que vai até 1º de agosto, com programação bem semelhante. Na próxima sexta, tem Maria Gadú, e no dia seguinte, Jorge Ben. Já na semana seguinte, os destaques são o às do violão Yamandú Costa e o balé de Ana Botafogo. Mais detalhes disponíveis clicando aqui.

Então, tá na hora de colocar os casacos na mala e aproveitar.

Um comentário:

  1. Eu moro no inverno.
    Mas quando morava no Rio fui algumas vezes a Campos do Jordão e Petropolis para esses festivais, engraçado como a gente curte tudo o que é diferente da nossa realidade, esse ano, por exemplo, fui queimar no inferno da Turquia, só pra sair do frio! hahahaha
    beijo

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!