28 agosto, 2010

Trilha Antiga – Heaven or Las Vegas (Cocteau Twins)

Por Luiza Barros

1990
36'36
Selo: 4AD
Produção: Cocteau Twins
Projeto Gráfico: Paul West

(1. Cherry-Coulored Funk - 2. Pitch The Baby - 3. Iceblink Luck - 4. Fifty-Fifty Clown - 5. Heaven or Las Vegas - 6. I Wear Your Ring - 7. Fotzepolitic - 8. Wolf In The Breast - 9. Road, River and Rail - 10. Frou-Frou Foxes In Midsummer Fires)



Mais de dez anos separam o surgimento do Cocteau Twins até o lançamento de seu melhor e mais bem-sucedido disco, objeto desta resenha. Foi o tempo necessário para o trio britânico encontrar seu caminho, em uma passagem do pós-punk do Joy Division e o gótico de Siouxsie and The Banshees para o gênero do rock alternativo no qual eles seriam uma referência, o dream pop.

Heaven or Las Vegas prova que um freio no experimentalismo pode ser uma boa medida às vezes. As composições mais melodiosas foram um presente para o talento da vocalista Elizabeth Fraser. A voz hipnótica da escocesa, unida à guitarra de Robin Guthrie e ao baixo de Simon Raymonde, constrói paisagens oníricas através do som. Parte dessa impressão de que a música do Cocteau Twins vem de outro mundo deve-se também não só à voz de Fraser propriamente dita, mas ao estilo de canto que ela desenvolveu. As modulações ficam mais interessantes diante da forma que a cantora pronuncia cada palavra, em muitas ocasiões beirando o incompreensível.

A faixa-título do álbum é um dos melhores exemplos. Nesta faixa, assim como em outras do álbum, o conteúdo das letras é menos misterioso do que nos trabalhos anteriores de Fraser. Uma das causas dessa mudança foi o nascimento da filha da vocalista com o guitarrista Robin Guthrie. Apesar de nunca terem se casado, os dois mantinham um relacionamento um tanto quanto afetado pelo uso de drogas e álcool do músico.

Foram essas questões pessoais que levaram ao desmantelamento do grupo em 1998. Mas isso é irrelevante em relação à beleza deste trabalho. Com faixas irresistíveis como “Cherry-Coloured Funk” e “Iceblink Luck”, entre outras, Heaven or Las Vegas merece ser mais escutado (e lembrado) do que atualmente é.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!