15 setembro, 2010

Lado B – Veggies vs. Gaga

Por Luiza Barros

Nesses últimos tempos, falar “Lady Gaga chocou” parece até pleonasmo. Mas a cantora mais bizarra desses tempos conseguiu provocar de verdade no último Video Music Awards (VMA), da MTV. Vencedora de oito prêmios na ocasião, Gaga causou com seu vestido exagerado até para os padrões “gagaísticos”: a peça era toda feita de carne crua, com direito a bolsinha do mesmo material para acompanhar.

Demorou apenas o primeiro flash das câmeras para surgirem os protestos. Uma das organizações defensoras dos direitos dos animais mais conhecidas no mundo, a PETA se disse ofendida em seu blog e condenou a postura da artista.

Alguns colegas da autora de “Poker Face” devem ter ficado igualmente insatisfeitos. O mundo da música é repleto de vegetarianos, dos mais extremistas aos recém-convertidos. O ex-vocalista dos Smiths Morrissey, do qual Gaga é fã assumida, é um dos vegetarianos mais radicais, daqueles que não hesitam em condenar quem consome carne. Para se ter ideia, um dos discos dos Smiths se chama Meat is muder (“Carne é assassinato”). Bem sutil o cara, não? Tão “over the top” quanto Lady Gaga, em 2009 Moz chegou a interromper seu show no festival Coachella por causa do cheiro de carne assada que sentiu na platéia.

Mais moderado, Sir Paul McCartney também milita há anos pela causa. Participante ativo da PETA, Macca abandonou uma vida de hambúrgueres e rosbifes em 1975, devido à influência da esposa. Ambientalista, Linda McCartney chegou a escrever livros de receitas “meat-free”. O ativismo do casal fez com que os dois participassem, em 1995, do episódio dos Simpsons Lisa, a vegetariana.

Rival de Gaga na luta pelo público adolescente, Avril Lavigne é outra que você jamais vai ver na fila do Porcão. A cantora canadense atuou no filme Fast-food nation, de 2006. Em tom de denúncia, o longa de Richard Linklater condena a indústria americana de fast-food. O filme é inspirado no livro homônimo de Eric Schlosser, leitura de cabeceira de Avril.

Talvez com medo de perder a popularidade entre o público e os colegas, Gaga já se defendeu das críticas. Segundo a cantora, o look tinha como objetivo destacar a luta pelos direitos humanos. A declaração foi dada no programa da apresentadora Ellen DeGeneres, outra vegetariana. A estrela pop ainda crê que o vestido é uma maneira de afirmar que “ela não é apenas um pedaço de carne.”

E você, o que acha do modelito de Gaga?

Veja também:

Um comentário:

  1. Acho mesmo que dessa vez ela foi um pouco longe demais...
    Está parecendo que ela quer se superar cada vez mais nas bizarrices e começa a ficar chato. :)

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!