22 setembro, 2010

MIB – Música Internacional Brasileira

Por Raiane Nogueira

Regravar sucessos internacionais, em alguns casos com versões em português, é uma prática comum entre muitos cantores brasileiros. Agora, tente pensar na situação inversa: quantas músicas nacionais você conhece que ganharam versões em outros idiomas ou foram interpretadas por cantores estrangeiros? A primeira coisa que me vem à cabeça é a famosa parceria de Tom Jobim com Frank Sinatra, cantando Garota de Ipanema, ou “The Girl From Ipanema”. Mas descobri que há muito mais sendo produzido por aí.

Antenada à grande penetração da nossa música no cenário internacional, a MPB FM criou a “pílula” MIB – Música Internacional Brasileira, com o objetivo de apresentar artistas estrangeiros cantando MPB. Há pouco tempo, a rádio montou um especial do programa “Vitrine MPB” só com MIB. Fiquei surpresa com o que ouvi, achei muito interessante. E, por isso, resolvi selecionar algumas canções para A Trilha:

1. A Bossa Nova parece ser o estilo preferido entre os intérpretes “gringos”. Há milhares de versões em diferentes idiomas de clássicos como Desafinado e Águas de Março. A seguir, temos o clipe de Samba da Benção (Vinicius de Moraes e Baden Powell), que virou “Samba Sarava”, na voz do francês Pierre Barouh:




2. Para manter o alto nível da seleção de músicas brasileiras, Wilson Simonal não poderia ficar de fora. Nesse vídeo, ele é lembrado simplesmente por Stevie Wonder, ao lado de Diahann Carroll, em uma divertida versão de Sá Marina (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar):




3. Você consegue imaginar um baião em inglês? Então confira David Byrne cantando Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), com direito a chapéu de cangaceiro e tudo, acompanhado da banda Forró In The Dark, formada por brasileiros que moram nos EUA:




4. Alguns cantores preferem regravar as músicas mantendo o idioma original. É o caso de Nelly Furtado, que se virou muito bem com o português, interpretando Sozinho (Peninha), sucesso na voz de Caetano Veloso:




5. Por fim, seguindo a mesma opção que Nelly Furtado, só que com muito mais charme, escolhi a encantadora performance da cantora de jazz norte-americana Esperanza Spalding em Ponta de Areia, canção de Milton Nascimento e Fernando Brant:




E você, conhece algum outro exemplo de MIB? Compartilhe conosco!


Leia também:
Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim

Pesquisa:
Blog MPB FM – Bruno Levinson

Um comentário:

  1. Nelly Furtado tem ascendência portuguesa, por isso a facilidade com o idioma. Se não me engano, no primeiro CD dela há uma música em português.

    Ótimo o site, parabéns!

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!