16 outubro, 2010

Trilha Nova: Muito Pouco (Moska)

Por Raiane Nogueira

2010
Biscoito Fino

Muito: 1. Devagar, Divagar ou de Vagar? / 2. Muito Pouco / 3. Deve Ser o Amor / 4. Canção Prisão / 5. Soneto do Teu Corpo / 6. Ainda / 7. Pêndulo / 8. Quantas Vidas Você Tem? / 9. Antes de Começar
Pouco: 1. Semicoisas / 2. O Tom do Amor / 3. Sinto Encanto / 4. Nuvem / 5. Waiting for the Sun to Shine / 6. Provavelmente Você / 7. Oh My Love, My Love / 8. Não / 9. Saudade


Depois de seis anos sem gravar um disco de inéditas, Paulinho Moska acaba de lançar pela Biscoito Fino Muito Pouco, álbum duplo com nove faixas em cada CD. As semelhanças entre os dois discos param por aí: mesmo cantor e número de músicas. Fora isso, como os próprios nomes sugerem, Muito e Pouco possuem concepções completamente diferentes, mostrando a versatilidade de Moska, que não teve medo de arriscar.

Muito é uma seleção dinâmica, marcada pela presença de instrumentos musicais variados e por um som intenso. No CD, está a faixa título, Muito Pouco, que, com a participação do grupo argentino Bajofondo, tem traços de tango. Gravada anteriormente por Maria Rita, é a música de trabalho do álbum. Apesar da opção de Moska pela faixa, na minha opinião, o disco reúne composições melhores, como Devagar, Divagar ou de Vagar?, que já decorei na segunda vez que ouvi, e Soneto do Teu Corpo, famosa na voz de Leoni. Como pontos fracos do disco, fico com Ainda e Pêndulo.

Conheça Soneto do Teu Corpo, cantada por Moska no Teatro Rival, na gravação do programa "Palco MPB", da rádio MPB FM:



Pouco é mais “voz e violão”, tem um clima intimista que se opõe ao primeiro CD. O disco até começa bem, pela suavidade – e letra complexa – de Semicoisas. Porém, acaba caindo em uma certa monotonia, com melodias muito parecidas. Ele é “salvo” por canções como Sinto Encanto – gravada também por Zélia Duncan – e Oh My Love, My Love, ambas com a participação de Maria Gadú. O disco ainda conta com as parcerias de Pedro Aznar, Kevin Johansen e Chico César, em Saudade, lançada ano passado por Maria Bethânia.

Ouça também a ótima Sinto Encanto:



Além da diferença de estilo, acho que os nomes dos dois CDs retratam bem a impressão que tive: o que sobra em um disco, falta no outro. Considero Moska um excelente cantor e compositor, mas acho que ele errou na dose. Enquanto Muito concentra uma ótima seleção de músicas, Pouco realmente deixa um pouquinho a desejar. Eu juntaria o melhor dos dois e ficaria com um disco só.

Pesquisa: Blog Biscoito Fino

Um comentário:

  1. Gosto muito do Moska, a voz me lembra um pouco a voz do Nando Reis. Baixando o Cd pra ouvir o Muito e o Pouco haha'

    Parabens pelo blog :D

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!