05 janeiro, 2011

As músicas favoritas de Quentin Tarantino


Os portais de notícia desta quarta-feira anunciam a morte do cantor e e compositor escocês Gerry Rafferty, aos 63 anos, depois de uma série de problemas decorridos do alcoolismo. Para quem não conhecia, um dos maiores sucessos de Rafferty foi "Stuck in the middle with you". Lançada em 1975 no albúm de estreia de uma das bandas do cantor, o Stealers Wheel, a faixa ficou famosa mesmo décadas depois, em 1992, quando integrou a trilha sonora de "Cães de Aluguel", do então novato Quentin Tarantino.

A cena, como poderia se esperar do diretor, é um tanto quanto violenta: nela, o personagem Mr. Blonde tortura outro enquanto escuta a ensolarada canção, que fala sobre estar preso em algum lugar com alguém. Inapropriado ou até apropriado de mais? Com direito à mutilação, a cena não é recomendada para menores e, portanto, não cabe mostrá-la nesse blog de família. Mesmo assim, dá para ouvir a música, que é boa:





Ainda vale a pena lembrar outras músicas sensacionais que foram resgatadas por Tarantino em outros de seus filmes. Na sua obra-prima, "Pulp Fiction", a escolhida foi "Girl, you'll be a woman soon". A faixa de Neil Diamond fez algum sucesso na década de 60, mas hoje é conhecida mesmo na versão da banda de rock alternativo Urge Overkill. Tarantino descobriu o grupo por acaso, numa loja de discos na Holanda, e resolveu incluí-los na trilha do filme vencedor da Palma de Ouro de 1994. No vídeo abaixo, dá pra conferir a banda interpretando a sua canção mais (ou seria a única?) famosa:



Para fechar o post, um exemplo que está mais fresco na cabeça dos frequentadores de cinemas: "Cat People (Putting out the fire)", de David Bowie, que embalou um dos momentos mais marcantes de "Bastardos Inglórios". A faixa de 1982 do camaleão do Rock embala a vingança da mocinha Shosanna contra os nazistas. Na verdade, Bowie havia composto a música para um outro filme, o terror erótico "Cat People", por sua vez um remake do longa de 1942. Ao contrário de "Bastardos Inglórios", "Cat People" fracassou nas bilheterias e sua faixa-título talvez estivesse fadada ao esquecimento, não fosse a homenagem no filme de guerra de 2009.




Veja também:

2 comentários:

  1. As trilhas dos filmes do Tarantino são realmente excepcionais.
    Recentemente foi lançado o cd: Tarantino Experience. Com as trilhas de seus filmes.
    Ótima pedida!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. boa lista mas depois veja tambem Malagueña Salerosa na versao do grupo
    Chingon..no clipe ate aparece ele dançando.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!