12 janeiro, 2011

Men at Work em: Down Under

Por Raiane Nogueira

“The land down under”. Assim é chamada a Austrália, por ter seu território todo concentrado no sul do Hemisfério Sul do globo. O apelido do país também dá nome a um clássico dos nativos do Men at Work, banda de rock famosa na década de 80.

Down Under foi lançada no primeiro álbum do grupo, “Business as Usual”, de 1982. A canção narra uma viagem de australianos pelo mundo, reconhecidos por onde passam como vindos da “terra lá embaixo”. Na verdade, é uma crítica da banda à imposição da cultura europeia sobre as belezas naturais da Austrália.

A música é cheia de elementos que identificam o país e ironizam essa ação da Europa. Na letra, encontramos termos característicos australianos, como “zombie” – gíria para maconha – e “Vegemite” – pasta alimentícia a base de cevada, popular na região. Além disso, há uma menção ao território europeu no trecho que narra uma passagem dos personagens por Bruxelas, capital da Bélgica.

O tom mais cômico de Down Under, porém, está no clipe, com uma divertida atuação do Men at Work:



O vídeo retrata toda a viagem desses loucos, e tem detalhes interessantes. Logo no início, uma van pichada com “Tanelorn rules” faz referência a um festival hippie de música que aconteceu em 1981, na Austrália.

Ao longo do clipe, a crítica feita pela banda é expressa, por exemplo, em duas cenas que mostram "maus-tratos" a um coala, animal encontrado no país. Primeiro, ele aparece pendurado em uma árvore e, em um segundo momento, levado em uma coleira como um bicho de estimação. No final do vídeo, uma espécie de funeral simboliza um enterro das riquezas naturais da Austrália.

Down Under fez muito sucesso nos anos 80, ficando em primeiro lugar nas paradas internacionais. No ano passado, a música voltou a ser lembrada por uma questão curiosa. Segundo informações de O Globo, o Men at Work foi acusado de plagiar o solo de flauta em Down Under de uma canção infantil australiana, tocada tradicionalmente em acampamentos. Plágio ou não, convenhamos que o ritmo é muito bom.

Pesquisa: Wikipedia, Letras.mus.br

2 comentários:

  1. Muito bom!!!
    Parabéns pelo texto e obrigado por me fazer lembrar da música!

    É terrível como não respeitamos nossas origens.
    Ótima mistura de humor e manifestação.
    O clipe é bom de mais!
    De novo, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse espaço de vocês! Resolvi comentar aqui por causa do Men at Work. Eu vi e ouvi essa, esses sucessos na época mesmo. Muita coisa mudou em tudo de lá pra cá. Existe um descentralização na música - produção, divulgação, gostos - que virou, a meu ver, uma bagunça. Mas é a própria bagunça do mundo, como um todo. Acho que a troca de ideias e impressões nos ajudam a organizar as coisas. Abraços!

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!