22 fevereiro, 2011

Capas de disco históricas - Boy e War (U2)

Por Luiza Barros




Primeiro ele era quieto e curioso, ainda que no fundo, um pouco amedrontado. Um tempo depois, lá estava ele de novo, só que dessa vez repleto de raiva mas, ainda assim, penetrante. Era o olhar do menino Peter Rowen, que aparece nas fotos de capa de dois dos discos do U2 em seus primeiros anos: "Boy", a estreia em 1980, e "War", de 1983. Quem vê o garoto na ultima pode até acreditar que se trata de um flagrante em algum campo de guerra. Na verdade, Peter era um menino normal, apesar de ótimo modelo, que se deixou ser fotografado em troca de um bando de barras de chocolate Mars. O irmão dele, Guggi, é amigo de Bono Vox desde a infância, e na época integrava a banda punk Virgin Prunes. Ironicamente, Peter, hoje aos 30, ganha a vida como fotógrafo freelancer. No entanto, conforme relatou em entrevista a um fan-site do U2, o irlandês nega que tenha sido por causa dessas fotos que tenha resolvido seguir a carreira.


O fotógrafo Peter Rowen nos dias de hoje

Na época em que a foto de "Boy" foi tirada, nunca poderia se passar pela cabeça do garotinho de oito anos que a banda do irmão fosse se tornar um dos grupos mais bem-sucedidas da historia do rock. Muito menos que o seu rosto fosse circular por prateleiras do mundo todo. Não sem direito à polêmica: nos Estados Unidos e no Canadá, a imagem foi substituída por uma foto distorcida dos membros da banda. O motivo parece hoje risível: a gravadora temia que a banda fosse acusada de pedofilia. Apenas em 2008, com o lançamento da versão remasterizada, que as lojas norte-americanas receberam cópias do disco com a sua verdadeira capa.


Registro de Rowen do show da banda em 2001, no Slane Castle

O fato é que, mesmo que sem querer, o menino de olhar expressivo acabou se tornando um simbolo dos primeiros anos do u2, quando Bono era adepto do corte de cabelo mulllet e The Edge preferia o chapéu de vaqueiro à touquinha preta. Por isso mesmo, outras fotos de Peter quando criança aparecem na compilação "The best of 1980-1990" e no EP "Early Demos", que integra a box "The Complete U2". Além disso, o garoto também esteve na capa do pouco lembrado "Three", primeiro single dos irlandeses. E para completar, ele ainda fez ponta em um dos clipes da banda, "Two hearts beat as one". Filmado na Sacre-Coeur, em Paris, o vídeo mostra o encontro do garotinho com um acrobata, além do mullet de Bono e do chapéu de Edge, claro.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!