19 fevereiro, 2011

Na Trilha do Oscar - A Rede Social

Por Mariana Coutinho

The Social Network Soundtrack - by Trent Reznor & Atticus Ross (1. Pieces Form the Whole/2. Eventually We Find Our Way/ 3. On We March/ 4. The Gentle Hum of Anxiety/ 5. Soft Trees Break the Fall/6. Dreadlock Holiday - 10CC/ 7. Baby You're a Rich Man - The Beatles/ 8. Ball and Biscuit - The White Stripes/ 9. Blythe String Quarter Handel Arrival of The Queen of Sheba/ 10. Crazy Baldhead - Bob Marley and the Wailers/ 11. California Uber Alles - Dead Kennedys/ 12. Sound of Violence - Dennis De Laat/ 13. Black Book Lodge - Gluecifer/ 14. I Swear - All 4 One/ 15. In The Hall of the Mountain King/ 16. Ital Visions - Roots Manuva/ 17. Like a Bad Girl Should - The Cramps/ 18. Man Fi Cool - Roots Manuva/ West Coast Poplock - Ronnie Hudson/ 19. So I Wait/ 20. Super Furry Animals-Bleed Forever)

Dia 27 de fevereiro se aproxima, e enquanto alguns se perguntam quem vai levar o Oscar de melhor filme, este blog se volta - adivinhem! - para o prêmio de melhor trilha sonora. A disputa promete ser apertada. Os principais candidatos são o afamado Discurso do Rei, o impressionante A Origem, e o queridinho da crítica A Rede Social. 127 horas e Como treinar seu dragão correm por fora.

A Rede Social saiu na frente, e abocanhou o Globo de Ouro de melhor trilha sonora. A seleção de Trent Reznor e Atticus Ross não podia ser mais variada. Ao contrário de Up - Altas Aventuras, que foi premiado pela Academia no ano passado, A Rede Social tem uma trilha extremamente heterogênea. O filme conta, sim, com músicas incidentais, mas a seleção vai do rock ao rap, passando por disco e música clássica. Essa mistura de gêneros é muito adequada a um filme que conta a história da criação do Facebook e que pretende tratar do dinamismo da geração do tudo-ao-mesmo-tempo-agora.

O álbum com a trilha sonora do filme começa com cinco maravilhosas músicas incidentais que tem um ar moderno e misterioso ao mesmo tempo. Caímos, então, no art rock gostoso do 10CC, com "Dreadlock Holiday". E seguem-se nomes como The Beatles, com "Baby You're a Rich Man" - do álbum Magical Mistery Tour -, The White Stripes com "Ball and Biscuit" e Bob Marley com "Crazy Baldhead".


A trilha pega fogo com o hard rock da banda norueguesa Gluecifer. O rap é representado por duas faixas do britânico Roots Manuva. A trilha conta também com algumas faixas de música eletrônica. A canção mais inesperada, no entanto, é certamente "I Swear" do grupo All 4 One. Você pode achar que não conhece essa balada, mas tenho certeza que já ouviu uma versão dela gravada pela dupla Leandro e Leonardo com o título de "Eu juro".

Outra faixa que você deve reconhecer, mas talvez não saiba onde ouviu, é "In the Hall of the Mountain King", uma obra-prima que Edward Grieg compôs para a peça Peer Grynt. Você provavelmente conhece essa música porque, além de ser um clássico, ela está na trilha sonora de Harry Potter.

Trent Reznor e Atticus Ross certamente merecem um Oscar por essa trilha, mas a competição será acirrada. O prestígio de Alexandre Desplat e sua trilha clássica, podem dar o prêmio a O Discurso do Rei. A Origem também parece ter boas chances. Qual é o seu palpite?

Assista abaixo ao trailer de 'A Rede Social'. A música Creep, do Radiohead, que toca no trailer não está na trilha do filme, mas é também uma boa pedida.


Veja também:

Um comentário:

  1. Se Trent Reznor está envolvido, vai sair coisa boa. Não tem jeito!

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!