10 maio, 2011

Trilha do Filme - Les chansons d'amour (Canções de Amor)

Por Mariana Coutinho


Les chansons d'amour  Love Songs (2007) (1. De bonnes raisons/ 2. Inventaire/ 3. La Bastille/ 4. Je n’aime que toi / 5. Brooklyn Bridge (Alex Beaupain)/6. Delta Charlie Delta/ 7. Il faut se taire/ 8. As-tu déjà aimé /9. Les yeux au ciel/10. La distance/ 11. Ma memoire sale/12. Au parc /13. Pourquoi viens-tu si tard/ 14. J’ai cru entendre)

Diferente dos musicais hollywoodianos, o francês Les Chansons d'Amour, de Christophe Honoré, não tem figurinos cheios de adereços, centenas de figurantes dançando, nem cenários com luzes piscando. As canções no filme não são apresentadas de nenhuma forma especial, ou diferenciada das demais cenas. A música aparece de forma muito natural. Ela faz parte da narrativa, e é isso que a destaca.

Honoré tirou a ideia da trama de Les Chansons d'Amour do primeiro álbum lançado por Alex Beaupain, Garçon d'honneur. E o cantor e compositor acabou fazendo a trilha do longa-metragem. A história começa com o relacionamento conturbado de Julie (Ludivine Sagnier) e Ismäel (Louis Garrel), que resolveram introduzir um terceiro elemento na relação, Alice (Clotilde Hesme), companheira de trabalho de Ismäel. O filme parece que vai se desenrolar em torno dos conflitos gerados pelo ménage à tróis. Mas, logo no início, um acontecimento inesperado fará com que Ismäel tenha que procurar outra forma de amor, fora desse triângulo.

As canções de Alex Beaupain fazem a passagem das três partes em que o filme se divide. A primeira delas tem canções mais animadas com letras irreverentes, como "Je n'aime que toi", e a primeira música do filme, "De bonnes raisons", que você pode assistir abaixo:






A segunda fase representa a perda, e por isso as letras são mais poéticas e sentidas. A melhor canção dessa fase é "Il faut se taire", que você pode assistir abaixo. Em seguida, a terceira fase do filme é a de uma descoberta. Nessa parte, os destaques vão para "As-tu dejà aimé""Ma memorie sale".





Veja também:
Trilha do Filme - Todos Dizem Eu Te amo
Trilha do Filme - 500 dias com ela
Trilha do Filme - Un Homme et Une Femme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!