27 novembro, 2009

Samba Social Clube Vols. 3 e 4: mais samba no pé e na palma da mão


É difícil resistir ao ritmo envolvente do samba. Até quem diz não gostar (e eu era uma dessas pessoas), quando ouve bons sambistas, acaba mexendo o corpo, nem que seja só batendo na palma da mão. Para os mais tímidos e também para aqueles com samba no pé, estão disponíveis duas novas edições do projeto Samba Social Clube Ao Vivo, da MPB Brasil. Já são quatro coletâneas, que reúnem grandes nomes da velha guarda e o melhor da nova geração de sambistas.

O Samba Social Clube (SSC) surgiu em 2007, como um programa da rádio MPB FM, transmitido nas tardes de sábado e domingo. Na música símbolo do SSC, Arlindo Cruz diz: “quando está feliz o brasileiro samba”. Acho que ver meu pai ouvindo rádio no volume mais alto durante o programa e acompanhando cada canção retrata bem isso. E nada melhor para animar meus fins de semana. Aos poucos, o SSC ganhou não só a minha simpatia, como a de milhares de ouvintes, e se expandiu para os palcos.

Os dois primeiros CDs e DVDs foram gravados em 2008, na Fundição Progresso. O sucesso foi tão grande que a MPB Brasil, junto com a EMI Music, resolveu repetir a dose. Esse ano, as gravações ocorreram nos dias 27 e 28 de julho, no Vivo Rio. Os shows reuniram bambas como Monarco, Zeca Pagodinho , Beth Carvalho e Leci Brandão, além de novos intérpretes como Diogo Nogueira, Teresa Cristina, Casuarina e Sururu na Roda.

Samba Social Clube Vol. 3 está no mercado desde outubro. O CD tem 16 faixas. No álbum, destacam-se canções como “Todo menino é um rei” (Zé Luiz/Nelson Rufino), interpretada pela revelação Diogo Nogueira, “Porta aberta” (Luiz Ayrão), na voz marcante de Teresa Cristina, e o jongo “Candongueiro” (Wilson das Neves/Nei Lopes), com Arlindo Cruz, além da sempre grande performance de Leci Brandão, na música “Nomes de favela” (Paulo César Pinheiro).

A terceira edição do SSC ainda homenageia Beth Carvalho, com o encontro da Velha Guarda da Mangueira com a filha da cantora, Luana Carvalho, na música “1.800 colinas” (Gracia do Salgueiro). A canção impulsionou a carreira da madrinha do samba.

O DVD conta com quatro faixas a mais. Clique aqui e confira uma delas, “Tô voltando” (Paulo César Pinheiro/Maurício Tapajós), na bela apresentação de Sururu na Roda.

O quarto volume de Samba Social Clube Ao Vivo também presta homenagem, dessa vez a Paulo César Pinheiro. Representantes da nova geração gravaram em estúdio uma roda de samba para prestigiar o compositor. Para os mais ansiosos, O CD e o DVD estão em pré-venda. A primeira exibição/audição do trabalho na íntegra aconteceu no dia 16 de novembro, na Livraria da Travessa do Barra Shopping.

Acho que já sei qual vai ser o presente de Natal do meu pai.

“Samba Social é o clube do meu coração
É samba no pé e na palma da mão”
Samba Social Clube – Arlindo Cruz/Marcelinho Moreira

Pesquisa bibliográfica: CliqueMusic UOL, Samba Social Clube, Submarino

2 comentários:

  1. Adorei, querida!
    Interessantíssima a ideia do blog.
    E o artigo provocou a vontade de conhecer mais sobre o som. Muito bem escrito... rs
    Parabéns a todos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. não deixe o samba morrer!!! =)
    mas o diogo nogueira ninguem merece.. kkkk

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!