25 novembro, 2009

Trilha do Disco - Estasom

Por Luiza Baptista

Adoro música pop e conhecer novos artistas, não tenho preconceitos. Mas quando se trata de ouvir música, sou das antigas, ainda carrego o discman e meus CDs a tiracolo. Então, as lojas de CDs são para mim como as lojas de doces para as crianças: os olhos brilham, a boca fica meio entreaberta e o “mãe, eu quero esse, aquele e... só mais um ” é quase inevitável . Essa semana visitei uma loja de CDs que me fez lembrar “A fantástica fábrica de chocolates”. A Estasom tem CDs para todos os gostos e um cenário aconchegante para falar de música. Afinal, o que é mais confortável que estar entre 12 mil CDs? José Virgílio dos Santos, dono da loja, distribui lançamentos e raridades entre as prateleiras e até no teto, não tem um lugar vazio na loja de 3 por 4m.

Como o combinado era trazer as melhores lojas para comprar CDs, é importante dizer que a Estasom não é uma loja qualquer, é também sebo. Lá você pode levar aquele CD ou DVD que não gosta mais e trocar por um que seja de seu interesse, tanto lançamentos quanto raridades, “a gente troca, vende, aluga, empresta, dá”. José explicou que a vantagem de comprar em loja e não na internet é justamente essa: poder trocar quantas vezes quiser. Eu acrescentaria o prazer de garimpar, não tem sensação melhor que entrar numa loja, mexer nos CDs e achar aquele que você procura há tanto tempo. E acaba que sempre encontramos outros álbuns pelo caminho. O dono, fã de rock progressivo, também aceita encomendas. Então, se você quer um CD, mas não consegue achar, José vai procurar por você, em sebos de outros estados se for preciso. Agradar o cliente é o que importa.

A vontade de trabalhar com CDs alternativos e raridades vem de muito tempo, mas foi há 10 anos que José realizou o sonho. Porém, a trajetória dele na música vem de muito antes, aos 14 anos ele teve seu primeiro emprego em uma loja de discos de Copacabana, depois, a pedido do patrão, foi trabalhar em Icaraí. Com o sucesso profissional veio a proposta de ser sócio de outra loja, ficou por lá alguns anos e saiu para abrir a Estasom. Hoje a loja faz sucesso entre os mais velhos, de 40 a 70 anos, os jovens não freqüentam tanto quanto antes. Nem sempre foi assim. O dono ainda sente falta daqueles adolescentes que iam à loja e os olhos brilhavam, passavam horas garimpando, procurando CDs e conversando.

Lojas de CDs são como livrarias, a pessoa às vezes vai mais pela conversa que pela compra. E na Estasom, o bom e velho bate-papo faz parte do negócio. José costuma dizer que os vendedores são um pouco terapeutas também, e estão sempre dispostos a aconselhar, falar de música e da vida, e no meio do caminho, quem sabe até vender um CD?

Apesar de todo envolvimento com a música, José faz graça e confessa “nem campainha eu sei tocar direito”. Mas para falar de música ninguém precisa saber tocar um instrumento, para falar de música só é preciso ouvir, e quem não gosta? Festa, comemorações, até tomar banho, não tem a mesma graça sem música. A vida não tem a mesma graça sem uma trilha sonora.


Agora veja um pequeno video do José, quem melhor que ele para te convidar para conhecer a Estasom?

Vale a pena conhecer essa charmosa e tradicional loja de Icaraí.

Visite na Rua Moreira César, Shopping 211 (fica no mesmo shopping da livraria Gutemberg) loja 112, no bairro de Icaraí – Niterói (RJ). Ou ligue para (21) 2711-1848.

7 comentários:

  1. queria ter uma loja desssa perto de mim, nao so uma loja, mas dinheiro pra poder comprar... rs
    luizam, parabens pelo post! vc conseguiu se comunicar mto bem!
    parabens a tds pela ideia do blog! estou gostando mto!
    sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a matéria Luiza!
    Bem apurada, redondinha...e bem interessante...com certeza vou dar uma passada em Icaraí pra conhecer a loja, e esse seu José parece bem simpático...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olha, me deu muita vontade de conhecer essa loja e fazer uma visitinha pro José.
    Lugares como esse são mesmo muito especiais, e é muito legal que ele se mantenha tão fiel a sua essência. Parabéns ao José pela loja, e parabéns a você, Luiza, pelo post tão delicado.

    Cristal Proença de Azevedo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Unico ruim que é em Icaraí essa loja, SUPER longe pra mim!
    Mas gostei da matéria, bem bacana. Vou seguir o Blog :D

    ResponderExcluir
  6. Tem Billie Holiday na vitrine? Cool! Agora mesmo que vou fazer uma visita...

    ResponderExcluir
  7. essa loja me lembra muito uma locadora que existe aqui em BH.
    não compro cds, mas ele parece tão simpático que ate me daria vontade heeheh

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!