22 dezembro, 2009

Trilha Antiga - Stairway to heaven (Led Zeppelin)

Por Robson Sales

Em 1971, quando a Guerra Fria estava no auge e a ditadura brasileira era cada vez mais repressiva, nasce uma das mais belas canções da história do rock’n roll mundial, quiçá de toda música. Em exatos 7 minutos e 58 segundos, os ingleses do Led Zeppelin mostram que nem o céu é o limite.

Stairway to Heaven é uma música completa. A voz aguda e inconfundível de Robert Plant se juntou com a harmonia da guitarra Gibson Double-Neck vermelha de Jimmy Page, que só era usada para essa faixa, e produziram uma das canções mais populares do mundo.

A música, que está no quarto disco da banda – Led Zeppelin IV – é um pouco exótica, tipicamente anos 70, quando o lema sexo, drogas e rock’n roll era moda. E os integrantes do Led Zeppelin exageravam em todos esses três itens. Stairway to Heaven começa leve, quase acústico, um folk na bela voz de Plant e na guitarra marcante de Page. Mas progressivamente a canção vai encorpando, até a vez do melhor solo de guitarra de todos os tempos.

Segundo a revista britânica Total Guitar, Stairway to Heaven tem o melhor solo já executado na música. A eleição contou com a participação de dois mil leitores, entre eles professores de música e guitarristas profissionais.

À época, nenhuma rádio tocava músicas do tamanho de ‘Stairway’, mas a melodia quebrou os paradigmas e as estações de rádios foram obrigadas a tocar a canção, que bateu recordes de execução. É a canção mais requisitada nas estações de rádio dos Estados Unido, segundo a BBC.

Por outro lado, Stairway to Heaven é a segunda música mais tocada em velórios, só perde para The Show Must Go On, do grupo britânico Queen. Mas também é muito pedida em casamentos, seja lá que relação há entre essas escolhas.

Uma das lendas que ronda essa música é que, se tocada ao contrário, a canção conteria mensagens de louvor a Satanás. Em 1982, um comitê religioso dos Estados Unidos pediu o banimento da música em todos os veículos de comunicação, sob essa alegação. Não houve proibição, e a música dos britânicos continua como um marco do rock, uma obra-prima da música mundial.

Assista, abaixo, a um dos shows mais inesquecíveis de Led Zeppelin. Essa versão de Stairway to Heaven tem mais de 10 minutos! Jimmy Page era famoso por querer improvisar muito além do original durante os solos das músicas, mas as vezes era muito criticado por isso em suas apresentações. Nessa noite de 1973, no Madison Square Garden (Nova Iorque), Page estava empolgadíssimo e levou o público ao delírio. Veja!

3 comentários:

  1. Seu blog é legal, aborda a música de uma forma diferente dops blogs oficiais, não se prende a comentários de mídia, tem palavra e opinião própria, gostei do trabalho do blog, tomara que vá a frente e seja uma das referências em musica nesse país.


    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.com.br
    www.twitter.com/rubenscorreia

    ResponderExcluir
  2. Esse som é o melhor de todos os tempos !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Abordou bem sobre os caras, tem futuro Robson.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!