02 dezembro, 2009

Trilha do Artista - McFly

Por Luiza Baptista

Defendo a ideia de que todo mundo tem uma história para contar. Então, não importa que tenha 5, 10 ou 20 anos, toda banda percorreu um caminho diferente, e tem algo interessante ou curioso que faz da sua biografia uma obra única. Esta semana ouvi bastante que bandas novas não tem história e espero mostrar o contrário na biografia de hoje.

A Trilha do Artista é sobre McFly. A banda venceu a primeira enquete do blog e eu, como fã, vou contar a história desses garotos britânicos para vocês. E não se esqueçam de votar na enquete, a competição está acirrada. Escolha a próxima biografia.

Apertei o play, McFly em alto e bom som, agora sim posso começar a biografia.

A história do McFly começa muito antes da formação da banda. Em meados de 2002, Tom Fletcher fez teste para a banda Busted, e não entrou. Mas o resultado do concurso não foi de todo negativo, Tom começou a trabalhar na agência do concurso, além de compor canções com James Bourne, vocalista do Busted. Pouco tempo depois, Danny Jones passa por situação parecida. O atual vocalista do McFly também tentou entrar no mundo da música através de um desses concursos, só que Danny não percebeu que a audição era para uma Boyband, e foi fazer o teste com seu violão nas costas. É claro que ele não foi escolhido. Mas Fletcher e Jones se conheceram, e o sonho de formar uma banda juntou os dois músicos.

Danny e Tom começam a escrever canções para essa banda ainda sem nome. Mas precisavam de um baterista e um baixista, e anunciaram testes na revista New Music Express. Harry Judd e Dougie Poynter foram os escolhidos. É então que esses quatro garotos se juntam e surge o McFly: Danny Jones nos vocais e guitarra, Tom Fletcher nos vocais, piano e guitarra, Dougie Poynter no baixo e Harry Judd na bateria. O nome da banda foi escolhido em homenagem a Marty McFly, personagem de Michael J. Fox na trilogia “De volta para o futuro”.

Em 2004, o McFly lança o primeiro single “Five colours in her hair” - veja discografia do McFly - que chega ao topo das paradas britânicas logo na semana de estreia. Com o sucesso, a banda lança o primeiro CD “Room on the third floor”, que também chega ao topo das paradas, e dá ao McFly um lugar no Livro Guinness de Recordes como banda mais jovem a ter o primeiro CD no topo das paradas britânicas. A banda supera o recorde que antes pertencia aos Beatles. O nome do álbum de estreia é uma referência ao lugar onde Tom e Danny escreveram a maior parte das músicas: o quarto 363 do Hotel Intercontinental em Londres.

Em 2005, os garotos ingleses lançam o segundo álbum “Wonderland”, que também chegou ao topo das paradas. No mesmo ano, cruzaram o Atlântico para gravar um filme com a atriz Lindsay Lohan. “Sorte no amor” estreou em 2006, e os integrantes interpretaram a própria história: uma banda iniciante que tenta sucesso nos Estados Unidos. Durante as filmagens, surgiu um boato sobre um possível relacionamento entre Harry Judd e Lindsay Lohan. A atriz negou o romance. E a banda ironizou os comentários dela na música “Please, please”, que acabou entrando no terceiro álbum “Motion in the ocean”, de 2006.

Depois de sete singles e dois álbuns no primeiro lugar das paradas, o McFly inovou no seu quarto álbum “Radio:Active”. Para ouvir as novas músicas as fãs não tiveram que ir às lojas, o CD foi entregue gratuitamente junto ao jornal “The Mail on Sunday”. Dois meses depois a banda lançou o mesmo álbum com quatro faixas adicionais, DVD e um folheto de 32 páginas. Com todo o sucesso do McFly, Tom Fletcher ganhou o título de maior compositor de hits número um do Reino Unido, foram dez músicas no topo das paradas (três em parceria com o Busted e sete com o McFly).

Mas faltou uma parte importante na história do McFly: os fãs. A banda inglesa tem admiradores espalhados por vários países. Este ano, por exemplo, a NASA tocou a música “Star Girl” para os astronautas - assista aqui - atendendo aos pedidos feitos no twitter pelos fãs do McFly. No Brasil, o público conhecia a banda apenas pela internet, os CDs não eram lançados por aqui e as rádios não tocavam as músicas. Com muita insistência acabou que não só os CDs chegaram como o Brasil virou um destino na turnê do McFly. Em 2008 foram quatro shows e este ano o número dobrou. O fanatismo é tanto que algumas meninas passaram até oito dias na fila para assistir ao show.

McFly na primeira visita ao Brasil, programa Domingão do Faustão

E a história não para por aqui. O McFly tem apenas cinco anos de carreira, muito o que contar e muito para viver ainda. Então, a biografia não recebe um ponto final hoje, ela segue esperando os próximos capítulos da história desses garotos ingleses.

Não esqueça de votar na enquete. Escolha a próxima biografia!

8 comentários:

  1. amo esse vídeo .. os olhos brilhando.
    é engraçado ler essa biografia e saber q fui acompanhando isso.
    amo demais.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto deu uma saudaaaade do Room On The Third Floor...

    ResponderExcluir
  3. poxa verdade Belle, vou ouvir hehehe

    ResponderExcluir
  4. nossa... mta saudade mesmo dessa época...
    e é diferente qnd vc acompanha a banda crescer e vc crescendo junto.. poético isso

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    Bons tempos quando eu zoava o McFly e achava o Tom o mais bonito...hahaha
    Agora, falando sério, são garotos talentosos e realmente merecem o sucesso que fazem. Estou aguardando o próximo cd (e o próximo show tbm...)

    ResponderExcluir
  6. Que emoção ler uma matéria escrita por Luiza Baptista!!! =) assunto melhor impossível.. isso memo o q é bom deve ser divulgado... hauahuhauhau

    ResponderExcluir
  7. que emoção ler uma matéria de Luiza Baptista!!
    =) isso memo o q é bom deve ser divulgado! huhuahauuaha

    ResponderExcluir
  8. micfry e a banda que me apaixonei, ouvindo (falling in love e pov). poxa, so musicao:

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!