04 dezembro, 2009

Trilha Nova: Colour Me Free - Joss Stone

Por Mariana Coutinho


Colour Me Free (2009)
1."Free Me" /"2. Could Have Been You" / 3."Parallel Lines"/ 4."Lady" "/ 5. 4 and 20" / 6."Big 'Ol Game"/ 7."Governmentalist" / 8."Incredible"/ 9."You Got the Love" / 10."I Believe It to My Soul"/ 11. "Stalemate"/ 12."Girlfriend on Demand"

A capa do mais novo álbum de Joss Stone, “Colour me Free”, merecia mesmo era uma análise semiótica. Mas ninguém precisa ser semioticista para achar um tema para esse álbum: do título que seria algo como “Pinte-me Livre” em português, passando pela capa onde uma Joss contorcionista (e põe contorcionista nisso!) aparece atrás das grades, e chegando ao single do disco “Free Me”, fica óbvio que o álbum trata de liberdade.

Talvez isso seja reflexo do momento que a cantora de soul britânica está vivendo. Depois de desentendimentos com a gravadora EMI (que achava que o referido álbum não era bom e não venderia), Joss se viu obrigada a defender sua liberdade musical. “Ser sufocada e ficar presa é a coisa mais horrível para mim, por isso escolhi ser livre por meio da arte. E agora percebo que essa liberdade nunca é dada a você. Você precisa tomá-la. Foi o que fiz", conta a cantora e compositora de 22 anos.

Para quem escuta o álbum, lançado em outubro, mas que só chegou ao Brasil em novembro, não dá para entender porque tanta desconfiança por parte da gravadora. O quarto álbum de estúdio de Joss conta com o single “Free me”, além de manter o estilo R&B da cantora em faixas como “4 and 20 hours” (uma das melhores do disco) e “I Believe It To My Soul”, música de Ray Charles, em que faz uma parceria com o saxofonista David Sanborn.

Além disso, chamam a atenção as músicas “Incredible”, pelo arranjo elaborado e “Governmentalist” pela letra política, que Joss diz ter feito em resposta às autoridades britânicas que a atacaram por sua critica ao tratamento dado aos soldados que voltavam do Afeganistão e do Iraque.

A música mais fraca do álbum é provavelmente “Girlfriend On Demand”. Juro que quando ouvi pela primeira vez a deixa “You can tell everybody...”, fiquei esperando que se completasse com os versos de Elton John “this is your song”, mas ao invés disso a canção se seguiu com um “that we're just fooling around”. O arranjo meio dramático também não ajuda muito.

Em “Colour Me Free” Joss Stone conseguiu o que queria: se expressou livremente e agradou o público. Para promover o novo álbum Joss está fazendo uma turnê. Agora em novembro ela passou pelo Brasil e fez shows em São Paulo, Curitiba e aqui no Rio de Janeiro.

Abaixo confira uma perfomance da música “Free Me” no programa Jimmy Kimmel Live:




Pesquisa: IG, G1, UOL

Um comentário:

  1. Eu pensei que fosse um site sobre trilhas sonoras mesmo, como de filmes e seriados -- sou apaixonado por elas, tenho uma coleção de algum gigas no meu pc!

    Mas mesmo assim é legal! A proposta é interessante :))

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!