06 dezembro, 2009

Trilha do Fã: Depoimento de Lucas de Sena Lima (Chet Baker)


Lucas de Sena Lima é fã do trompetista e cantor de jazz Chet Baker. Em 13 de maio desse ano ele escreveu, em seu blog, um depoimento sobre os 21 anos da morte do músico, que quase coincidem com a data de aniversário de Lucas. Segue o depoimento cedido para publicação em 'A Trilha':

"Há exatamente 21 anos, hoje, um dia depois da minha chegada ao mundo, despencava do seu apartamento em Amsterdam o Chet Baker.

Quando eu tinha uns 5 ou 6 anos, na coleção de cds do meu tio eu via um álbum com o rosto dele na capa, aquela cara de garoto, e lembro que quando ouvi a voz dele me pareceu que eu já havia ouvido aquela voz antes, e sempre que eu ouço parece que eu já ouvi aquela voz antes.
Chet Baker, assim como eu, ouvia muito Miles Davis, depois acabou influenciando muita gente, até mesmo a bossa nova brasileira. Ele tem uma canção, "I Fall in love too Easily", que lembra muito aquela música do Tom Jobim, "Triste" (Triste é viver na solidão... lembra?), ou aquela em que o João Gilberto canta a famosa frase do filósofo Pascal (O coração tem razões que a própria razão desconhece...). A música se chama "Aos pés da Cruz".

Ah... essa voz...

Chet empunhava o trompete como um símbolo fálico, essa é que é a verdade.

Tem aqueles versos do Roberto Piva: "eu vejo Brama sentado em flor de lótus/ Cristo roubando a caixa dos milagres/ Chet Baker ganindo na vitrola " (Visão de São Paulo à noite).

Tem um monte de coisa.

E eu só dividi o mundo com ele um só dia, entre 12 e 13 de maio.

Era um cara que vivia pela heroína e pelo jazz, mais pela heroína que pelo jazz. Foi chamado, por conta da beleza, da suavidade da voz, daquele aroma tátil que saía do trompete, de "Poeta do Jazz". Chet Baker era um alquimista, a reencarnação de Rimbaud. Apolíneo e Dionisíaco.

Acontece que faz 21 anos que ele se desequilibrou, ou que foi empurrado, ou que se jogou, faz 21 anos que eu estou despencando daquela sacada, no seu apartamento, em Amsterdam".

Se você também é fã de alguma banda, cantor ou músico, mande seu depoimento para
atrilhasonora@gmail.com. Seu texto pode ser publicado aqui no blog como o do Lucas

Um comentário:

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!