08 dezembro, 2009

Trilha Certa - Canecão

O Canecão e a música que ele merece

"Nessa casa se escreve a história da Música Popular Brasileira”. Não é todo lugar que pode ostentar essa frase logo na sua entrada. Mas o Canecão pode. Inaugurado em 1967, a casa recebeu muitas das estrelas que despontavam em meio à efervescência cultural do Brasil da época – a Bossa Nova se consolidava como cânone, a Jovem Guarda levava os jovens ao delírio e a anárquica Tropicália estava prestes a despontar.

Pouca gente sabe, mas a idéia inicial dos fundadores era criar uma chopperia – daí o nome curioso. Mas havia um palco, e não faltavam estrelas de grandeza maior da nossa música para nele pisar... E foi assim que a casa carioca ganhou sua fama.

Hoje, o Canecão persiste. As outrora novas, hoje veteranas estrelas hora ou outra retornam à casa, mas a verdade é que agora passa de tudo por lá – o que não quer dizer que isso seja bom. Tem muita MPB ainda, mas também alguns outros gêneros cuja qualidade é questionável. E até bandas do metal, como Nightwish e Angra, quem diria! Isso sem falar na nova geração de humoristas e suas stand-up comedies...

Então, para quem mora no Rio e proximidades, é difícil escapar do Canecão, independentemente de qual seja o seu gosto. Para quem nunca foi, a dica é reservar com antecedência, ainda mais se for um show bem concorrido. O espaço não é grande, mas há muitas demarcações: pista, poltronas numeradas, mezanino, frisa central, camarote... Confira na planta, retirada do blog Agenda Brasil:

Os inúmeros setores da Grande Caneca

Uma recomendação minha para quem quer ficar sentado é a frisa central; seu preço é mais acessível em relação ao camarote e ela fica mais próxima do palco, sem nada impedindo a visão. Dá ainda pra beliscar uns pasteizinhos – eu disse beliscar, porque, como em toda casa de espetáculo, o preço das comidas e bebidas são abusivos. E também ninguém vai brigar se você quiser se levantar para dançar. Ao menos, nunca brigaram comigo.

Outra coisa é o transporte – o Canecão fica em Botafogo, super bem localizado, mas pode ser meio caótico tentar parar na frente dele, ainda quando se tem um show disputado. O comum para quem vem de carro é aproveitar a proximidade e parar o carro no estacionamento do shopping Rio Sul, bem em frente. Não costuma ter erro, mesmo quando o show acaba às altas horas da madrugada; o pessoal do Rio Sul já está acostumado. E é bem engraçado ver aquela verdadeira multidão (o Canecão tem capacidade para até 3 mil pessoas...) subindo as escadas rolantes de um shopping com todas as lojas fechadas...

Não se pode negar, o Canecão tem aura. E apesar de ele ter ganhado esse nome assim, meio que sem querer, não deixa de ter um significado: afinal, ali dá pra colocar todos os sabores da música brasileira e internacional, e fazer uma bela mistura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!