07 janeiro, 2010

Trilha Antiga - Abbey Road (The Beatles)

Por Mariana Coutinho

Teoricamente não há nada de especial em uma faixa de pedestres. Mas quem observa a movimentação próxima às listras brancas da Abbey Road, em Londres,pode se espantar. Todos os dias, pessoas se arriscam e ficam fazendo poses no meio da rua. Para que? Para uma simples fotografia. O que pode não fazer sentido algum para uma criança que passe pela rua e que não conheça a maior banda de rock de todos os tempos, é um momento emocionante para um fã que pode ter vindo de muito longe para registrar uma imagem com os pés em cima da faixa mais famosa da história.

O motivo de toda essa fama? A foto da capa do último disco gravado pelos Beatles (Let it be foi lançado depois mas gravado antes) e provavelmente o melhor. Depois de todas as confusões nas gravações de Let it be, Paul McCartney propôs gravar um disco “como nos velhos tempos”, e o resultado foi Abbey Road com suas 17 faixas. O lado A, feito para agradar John Lennon, tinha músicas soltas. As maravilhosas Come Together , Oh Darling, I want you (She’s so Heavy), a infantil e interessantíssima Maxwell’s Silver Hammer, uma composição divertida de Ringo Starr, Octopus’s Garden e a obra prima de George Harrison, Something.

O lado B era tudo o que McCartney queria. De cara temos mais uma música de George Harrison, que se afirmou definitivamente como compositor nesse álbum, Here Comes the Sun. Seguida por Because, que teria a melodia de “Moonlight Sonata” de Beethoven de trás para frente, e a partir de You never give me your Money as canções começam a ficar mais curtas e ininterruptas, como se formassem uma só faixa. Nesta linha se seguem Sun King, Mean Mr. Mustard, Polythene Pam, She Came in Through the Bathroom Window, Goldem Slumber, Carry that Weight e a famosa The End, que seria o encerramento perfeito para a carreira dos Beatles com os versos “and in the end/ the love you take is equal to the love you make” (algo como; ‘e no final, o amor que você recebe é igual ao que você oferece’).

Ops! Mas após 14 segundos de silêncio eis que surge mais algum som. Sim, Abbey Road não acaba em The End. O plano era esse e a charmosa Her Majesty, composta por McCartney, deveria ir para o lixo, já que a gravação não tinha ficado boa entre Mean Mr. Mustard e Polythene Pam. Mas como tinha recebido ordens para não se desfazer de nada dos Beatles (o que seria mesmo um pecado!), um dos engenheiros de som, John Kurlander, reposicionou a canção no final do disco. A decisão foi aprovada pela banda e Abbey Road termina com os 23 segundos de Her Majesty.

Abaixo assista um mini-documentário sobre o disco:



A Capa

Abbey Road é o nome da rua onde ficam os Abbey Road Studios (!), e foi nela que Iain Macmillan tirou a lendária foto dos Fab Four atravessando a faixa de pedestres. Há toda uma lenda sobre essa imagem. A principal teoria é a da morte de Paul McCartney. Sim! Muitos fãs acreditavam que Macca teria morrido em um acidente de moto em 66. A capa de Abbey Road então representaria o suposto enterro de Paul. John vestido de branco seria o sacerdote; Ringo de preto o agente funerário; Paul seria o morto, com os olhos fechados e os pés descalços; e George o coveiro vestindo jeans. Para os adeptos dessa teoria, haveria ainda outros indícios como as letras na placa do fusca,“LMW”, significando “Linda McCartney Widow” (‘Linda McCartney Viúva) .

A versão oficial diz que os Beatles levaram 15 minutos e cerca de 4 cliques para fazer esta foto. As roupas seriam as que eles estavam vestindo na hora, sem planejamento algum. Seja como for, a capa de Abbey Road é uma das imagens mais conhecidas e parodiadas do mundo. Veja abaixo algumas das paródias de Abbey Road, incluindo um disco solo de Paul McCartney:



Veja o que está acontecendo na Abbey Road ao vivo pela webcam instalada na rua.

Pesquisa bibliográfica: Wikipedia, Rolling Stone, Get Back


2 comentários:

  1. Abbey Road foi um dos últimos discos dos Beatles que eu conheci, eu fui ouvindo os discos do início quando eu era pequeno, pois meus pais eram mais old school e preferiam a fase please please me e with the beatles, daí tive que esperar ficar "velho" para conhecer white album, let it be, abbey road e os outros, enfim, o que dizer desta pérola musical? Gosto demais de todo o play, eu não sabia desta webcam, achei alucinante !!! O mais legal de I want you é que podemos encará-la de diversos ângulos: uma mulher, um dose de whisky, uma pílula de lsd, liberdade etc... que é o que eu mais gosto na música que é me sentir livre de interpretar as letras da maneira que eu quero.

    ResponderExcluir
  2. Novidades sobre os Beatles
    Segue abaixo endereço eletrônico de uma lojinha virtual de camisetas com motivos dos Beatles.
    www.elo7/strawberryfieldsshop
    Aos cuidados de Antônio Barros
    anthoniobarros@gmail.com
    Muito atenciosamente
    Antônio Barros

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!