25 janeiro, 2010

Trilha Certa - CAIXA Cultural



Fachada do Teatro Nelson Rodrigues

Desde 1989 o Teatro Nelson Rodrigues integra a CAIXA Cultural no Rio de Janeiro, mais precisamente na Avenida Chile, no Centro da cidade. O prédio tem uma arquitetura bem interessante em forma piramidal com jardins, passarelas e espelhos d’água. Uma das fachadas tem um revestimento muito bonito em baixo-relevo com desenhos que lembram figuras egípcias. Na parte interna, impressionam os grandes painéis entalhados em madeira pelos artistas Ernani Macedo e Roberto Sá e os mosaicos de Freda Jardim.

Na última sexta-feira tive a oportunidade de assistir ao show ‘Estação Melodia’ (com Luiz Melodia) no local. Fiquei no camarote, que provavelmente não é o melhor lugar, mas mesmo assim tive uma boa visão. O Teatro Nelson Rodrigues tem uma lotação de 388 lugares numerados, sendo 2 para cadeirantes, em um anfiteatro e um camarote; as cadeiras são acolchoadas e bem confortáveis.


Anfiteatro da CAIXA Cultural

O prédio da CAIXA na Avenida Chile é composto de 3 andares. No primeiro fica o teatro Nelson Rodrigues (antigo Teatro do BNH), que ganhou esse nome em homenagem a seu espetáculo de estréia “Vestido de Noiva”.É no 1º andar que acontecem as apresentações musicais da unidade. No 2º andar funciona o Espaço Gente Arteira, um projeto voltado para a realização de oficinas que atendem principalmente alunos da rede pública de ensino e pessoas atendidas por ONGs, a fim de proporcionar uma inserção social através da arte. E no 3º andar fica a Grande Galeria, um amplo espaço que recebe exposições de artistas nacionais e internacionais.

O prédio da CAIXA Cultural no Rio de Janeiro é muito bem localizado no centro da cidade. Para quem vai de carro, a casa de espetáculos tem um estacionamento rotativo pago no local com entrada pela Rua Silva Jardim.

CAIXA Cultural – Teatro Nelson Rodrigues : Av. República do Chile, 230,Anexo – Centro – Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!