14 janeiro, 2010

Trilha Nova - Casuarina

MTV Apresenta: Casuarina

2009

Sony/BMG

(1.O Canto do Trabalhador/ 2. Vaso Ruim/ 3. É isso aí (Isso é problema dela)/ 4. Cabelos Brancos (com Moska)/ 5. Certidão/ 6. Desfigurado (Mundo de Zinco)/ 7. O dia se zangou/ 8. Jornal da morte (com Roberto Silva)/ 9. Minhas madrugadas - Pecado Capital/ 10. Minha filosofia/ 11. Chiclete com Banana/ 12. Resto de Esperança)


Respeitável público, a MTV apresenta Casuarina! Um grupo de samba formado em 2001 por 5 garotos, que apesar de jovens tocam muito, muito bem. O CD, DVD e o primeiro Blu-ray de samba do mundo foram lançados em setembro de 2009. Portanto, não é o que podemos chamar de lançamento. Mas andando pela Modern Sound vi na sessão de lançamentos e vou considerar como um.

Intitulado MTV apresenta Casuarina, o trabalho traz a malandragem, o samba da Lapa na sua melodia. Se um gringo vier lhe visitar e perguntar sobre o que é samba, sem dúvida você pode mostrar esse disco que o turista entenderá perfeitamente. O cavaquinho está afinadíssimo, o pandeiro quer fazer você sambar, o tam-tam dita uma cadência gostosa e ainda há um bandolim que faz diferença. Cada música merece um arranjo especial, com instrumentos que compõe a harmonia do samba do grupo.

A MTV já vem dando um valor especial ao samba carioca. Zeca Pagodinho gravou 2 discou, o último foi Arlindo Cruz e agora é a vez da nova geração, que vem agitando a Lapa do Rio de Janeiro. Casuarina não deixa nada a desejar aos maiores nomes do samba. Amigos que estudavam música e freqüentavam as rodas de samba juntos, Daniel Montes (violão 7 cordas), Gabriel Azevedo (percussão e voz), João Cavalcanti (percussão e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais) resolveram formar o grupo há 9 anos. Deu super certo!

Como o próprio João Cavalcanti diz no CD, esse é o momento mais importante do grupo. Um repertório muito bem escolhido, arranjos muito bem feitos, é difícil destacar uma faixa no disco. De composições de Herivelton Martins, do trio de ouro, passando pelo clássico Roberto Silva, até novidades compostas pelo grupo.

Os craques se juntam. As participações especiais foram escolhidas a dedo neste projeto. Paulinho Moska solta a voz na quarta faixa do CD: Meus cabelos brancos. Roberto Silva mostra, em Jornal da Morte, que o velho samba pode caminhar junto do novo, desde que sejam bons.

Casuarina, neste álbum, traz a essência do samba. Um ritmo que renasce nas rodas dos bambas e vem ganhando espaço na nova geração musical. MTV apresenta Casuarina representa, perfeitamente, o novo e o samba.

Um comentário:

  1. putz...apesar dos grandes nomes da nossa música não é mesmo minha praia...malz

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!