06 fevereiro, 2010

Trilha do Filme - Quase Famosos


Quase Famosos (Almost Famous)
2000
EUA
122 min
Direção e Roteiro: Cameron Crowe
Elenco: Patrick Fugit,Philip Seymour Hoffman, Frances McDormand, Kate Hudson, Zooey Deschanel, Billy Crudup, Anna Paquin
Fonte: IMDb


Não seria exagero dizer que a música é a verdadeira protagonista em “Quase Famosos”. Afinal, se não fosse por ela não haveria roteiro nessa pequena jóia semi-autobiográfica do ótimo diretor Cameron Crowe. Nos anos 70, o menino William Miller (Patrick Fugit) se sente deslocado dos colegas. Seu único conforto é a amizade da mãe, Elaine (a excelente Frances McDormand), até que sua irmã mais velha (Zooey Deschanel, a queridinha dos indies em uma de suas primeiras aparições) sai de casa ao som de “America”, de Simon & Garfunkel e lhe deixa de presente uma maravilhosa coleção de discos (entre eles, “Pet Sounds”, “Tommy” e “Blonde on Blonde”).

Contagiado pelo rock'n'roll, William sonha em escrever sobre os seus ídolos, como tantos outros. Mas o garoto é ajudado pela sorte - conhece o jornalista de rock Lester Bangs (Philip Seymour Hoffman) e consegue (pelo telefone, claro) convencer o editor da Rolling Stone a lhe contratar para escrever um artigo sobre a turnê banda fictícia Stillwater. Se no filme o feito de William parece inacreditável, fica mais ainda na realidade, quando sabemos que o Cameron Crowe adolescente acompanhou de perto as turnês de Lynyrd Skynyrd, The Eagles e The Allmans Brothers Band e dos titãs do Led Zeppelin.

Além de ser uma cândida homenagem às bandas que fizeram parte da vida de Crowe, “Quase Famosos” é uma metáfora sobre o amadurecimento. William, como tantos outros, é um adolescente faminto por novas experiências, mas também um filho responsável que não quer decepcionar a família. Se em parte ele se deixa embebedar pelo estilo de vida de seus ídolos, ele também aprende que está ali meramente para observar - afinal, ele é um jornalista. Ainda, ele percebe que nem sempre os caras que são capazes de compor suas músicas favoritas vão agir da melhor maneira. E entre as pessoas mais especiais que William conhece em sua jornada, está a então estreante Kate Hudson, como a roadie “Penny Lane” (mais uma referência cultural, claro).

Uma das cenas mais icônicas do filme é quando todos no ônibus do Stillwater começam a cantar “Tiny Dancer”, uma das melhores canções de Elton John. Você confere ela aqui, enquanto não vai à locadora mais próxima pegar “Quase Famosos” para ver.


10 comentários:

  1. Aiii que sonhooo eu tava procurando essa musica a seeeeculooos!
    Valeeeu

    ResponderExcluir
  2. Vi este filme ontem(mais uma vez!!!)...é maravilhoso!
    Expressa um estilo de vida que a maioria dos adolescentes gostaria de ter, inclusive eu...E a trilha sonora é uma das mais incríveis que eu ja ouvi.
    Filme muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Fino o filme, estava indo dormir e tive que assistir ate o final. Boa dica para um fds tranquilo dentro de casa,abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Demonstra um momento eterno em uma pequena fração da vida; na fração em que a vida e Maravilhosa.
    Ousam musica e amem muito. Excelente filme para o fim de semana.....

    ResponderExcluir
  5. Cara esse é o filme que eu mais gosto!!
    e eu nem sabia o nome até pouco tempo
    eu tinha visto esse filme na televisão a um tempão e sempre quis saber o nome. Então eu lembrei que no onibus eles cantaram algo asssim "boulevard não é tão ruim assim", e ai eu fui procurar e achei a musica do Elton Jonh, mais ainda não tinha certeza e então coloquei no google "menino que trabalha na Rolling Stones" e achei isso. Cara muito bom mesmo, agora eu vo comprar este filme e Tiny Dancer do Elton John é muito muito bom cara..
    .. Long Life Rock'n'Roll..

    ResponderExcluir
  6. amo este filme, mas a Peny Lane não era "roadie", roadie são os caras que carregam os instrumentos da banda, montam tudo.... ela era uma "groupie", apesar gostar de se intitular como uma "instrutora de bandas".

    ResponderExcluir
  7. O filme é mt inspirador e bom. eu Curti muito mesmo! tipo que eu tenho mais uma inspiração da música, eu aprendi muito sobre o que realmente o rock 'n' roll representa! o filme é facinante! um ótimo filme para assistir em qualqer ocasião!

    ResponderExcluir
  8. Vcs saberiam dizer porque no inicio deste filme tem o audio dos esquilos de alvin e os esquilos cantando? Levando em conta que este filme é de 2000 e alvin e os esquilos é de 2006

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque Alvin e Os Esquilos (o filme) é baseado na série de desenho animado da década de 1950. Então na época de gravação de Almost Famous, Os Esquilos já existiam. Abraço!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!