09 março, 2010

Capas de discos históricas – London Calling (1979)

Por Luiza Barros
Sou completamente contrária ao clichê “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Adoro as palavras, e, portanto, detesto quem despreza o valor delas. Mas olhe bem a imagem acima. Nada poderia resumir melhor o movimento punk surgido no final dos anos 70, tão forte na Inglaterra de então. O que não significa, de maneira alguma, que não valha a pena ler algo sobre o assunto, como esse post, para dar um humilde exemplo.

A banda era o
Clash, o disco era London Calling, o homem na foto era Paul Simonon e o baixo que ele destruía – esse definitivamente era – um Fender Precision. A foto é de autoria da renomada fotógrafa Pennie Smith, que além do Clash fotografou Led Zeppelin, Rolling Stones, The Who, Iggy Pop, U2, e tantos outros. Pennie não queria que a foto fosse utilizada, pois estava fora de foco. Teve sorte do designer Roy Lowry ter insistido na escolha, afinal a imagem acabou se tornando um dos trabalhos mais famosos da fotógrafa.

Mas não coube a Lowry apenas o mérito de ter escolhido a foto – foi ele também que pensou no restante da concepção do álbum. As letras verdes e rosas de London Calling dispostas em “L” são na verdade uma paródia à capa do álbum de estréia de Elvis Presley. No original, Elvis aparece tocando seu violão passionalmente. Daí surgem várias leituras sobre o que o Clash queria dizer com a capa: o disco pretendia ser uma quebra de paradigmas como Elvis foi? Assinalava uma ruptura com o rock produzido até então? Era uma piada? Ou uma terna homenagem? Para mim, todas as anteriores, mas principalmente a última.

Tanto por sua capa quanto por sua originalidade musical, London Calling entrou no imaginário de roqueiros e não-roqueiros do mundo todo. Tanto que mais de 30 anos após seu lançamento, acabou sendo escolhido pelo Royal Mail para virar selo, junto com outras nove capas marcantes do rock inglês.

Um comentário:

  1. Vale ressaltar que ele quebrou o baixo pois estava furioso por errar bastante! Haha!

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!