08 março, 2010

Trilha Antiga – Educação Sentimental (Kid Abelha)

Por Raiane Nogueira

1985
Produção e direção artística: Liminha

O início dos anos 80 foi marcado por uma grande mudança no cenário musical brasileiro, com o surgimento de bandas de pop-rock históricas. Entre elas, estava o
Kid Abelha, uma verdadeira “fábrica de hits”, que faz sucesso até hoje e contagia diferentes gerações.

O grupo carioca de nome estranho surgiu no fim de 1981, formado inicialmente por
Paula Toller, George Israel, Pedro Farah (guitarra), Leoni e Beni (bateria). Em 1982, ao som da música “Distração”, o Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens estreou na Fluminense FM. Dois anos depois, lançou o LP “Seu Espião”, com clássicos que não sairiam mais da memória. O trabalho rendeu ao conjunto o primeiro de muitos Discos de Ouro que viriam.

Apesar do sucesso da estreia, o Kid sofreu com a crítica, que a considerava mais uma dessas bandas de uma música só. A resposta aos comentários chegou em 1985, com o lançamento do álbum
Educação Sentimental. Nesse período, a formação da banda tinha mudado, com a saída de Beni e Pedro Farah, e a chegada do novo guitarrista Bruno Fortunato.

Educação Sentimental apresenta um arranjo mais elaborado que o primeiro LP. O som é mais pesado, mais rock. Segundo depoimento de Paula Toller, o álbum retrata muito das mudanças pelas quais o Kid estava passando entre 84 e 85:

“Chamamos de ‘
Educação Sentimental’ porque é um processo que estamos passando. Não estamos dando um curso nem defendemos a necessidade desse tipo de aprendizado. Não desejamos impor comportamentos, não queremos criar moda. Mostramos em melodias, letras e arranjos o que há de mais sincero em cada um de nós (...)”

No disco, destacam-se as clássicas “
Lágrimas e Chuva”, “Educação Sentimental” e “Educação Sentimental II”, “Os Outros” e “Garotos”, além de “Conspiração Internacional” – na minha opinião, uma das melhores músicas – e “A Fórmula do Amor”, parceria com o cantor Léo Jaime. A voz discreta de Paula Toller, que parece não fazer o menor esforço para cantar, e as letras de Leoni, com participação nas dez composições do disco, fizeram de Educação Sentimental mais um sucesso. E garantiram o segundo Disco de Ouro para a banda. Cabe lembrar que no mesmo ano, o Kid Abelha se apresentou no Rock in Rio, maior evento de rock do mundo no momento.

Em 1986,
Leoni saiu do Kid para montar outra banda (“Heróis da Resistência”). Em 1990, o grupo se estabeleceu somente com Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato. O nome da banda também ficou menor, passando a se chamar só Kid Abelha.

Dos anos 80 para cá, o trio construiu uma sólida carreira, que resistiu a três décadas. Atualmente, o
Kid Abelha está em “pausa” e seus integrantes se dedicam a projetos solo. De acordo com o site oficial do grupo, “qualquer notícia sobre o fim da banda é falsa, mera especulação sensacionalista”. Bom, só nos resta esperar que a “fábrica de hits” não feche. Mas convenhamos... essa volta já está demorando demais.

Fontes: Site oficial, MPBNet , Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!