06 março, 2010

Trilha Especial - Oscar de Melhor Canção Original



Amanhã assistiremos a mais uma edição do Oscar. Aposto que você deve estar curioso para saber se James Cameron vai bater Tarantino e Bigelow e levar o prêmio de melhor diretor, ou se Sandra Bullock vai ser a melhor atriz. Será que Avatar vai mesmo ganhar o prêmio mais esperado da noite, ou será Guerra ao Terror? Mas hoje não vou pedir que revele suas apostas para os prêmios principais, e sim que preste atenção em uma categoria menos badalada: melhor canção original.

Essa categoria foi introduzida na sétima edição dos Academy Awards, em 1935, e desde então já premiou canções épicas que foram escritas especialmente para um longa-metragem. Para se ter uma ideia, já ganharam esse prêmio músicas como ‘Over The Rainbow’ de O Mágico de Oz (1940), ‘Love Is a Many Splendored Thing’de Suplício de uma Saudade (1956), ‘Whatever Will Be, Will Be (Que Sera, Sera) de O Homem que Sabia Demais (1957), ‘Moon River’ de Bonequinha de Luxo (1962), ‘Up Where We Belong’ de A Força do Destino (1983), ‘Flashdance...What a Feeling’, de Flashdance (1984), ‘I Just Called To Say I Love You’ de A Dama de Vermelho (1985), ‘Say You, Say Me’ de O Sol da Meia-Noite (1986), ‘(I’ve Had) The Time of My Life’ de Dirty Dancing (1988), ‘My Heart Will Go On’ de Titanic (1998) e ‘Al Outro Lado Del Rio’ de Diário de Motocicletas (2005).

Além disso merecem destaque as canções da Disney que já ganharam o prêmio: ‘When You Wish Upon a Star de Pinocchio(1941), ‘Under The Sea’ de A Pequena Sereia (1990), ‘Beauty and The Beast’ de A Bela e a Fera (1992), ‘A Whole New World’ de Aladdin (1993), ‘Can You Feel The Love Tonight’ de O Rei Leão (1995), ‘Colors of The Wind’ de Pocahontas (1996), ‘You Will Be In My Heart’ de Tarzan (2000) e ‘If I Didn’t Have You’ de Mostros S.A (2002). Duvido que você não conheça, ao menos, metade dessas músicas.

Assim como em todas as categorias do Oscar, ganhar o prêmio de melhor canção original é um reconhecimento e tanto para os compositores e gera grande visibilidade. Alguns nomes conhecidos já ganharam o prêmio da Academia, como Elton John, Bob Dylan, Stevie Wonder, Bruce Springsteen, Phil Collins, Carly Simon, Lionel Richie e Oscar Hammerstein II.

Esse ano a disputa vai ser acirrada, as cinco músicas concorrentes tem estilos bem diferentes. Para começar, o desenho animado ‘A Princesa e o Sapo’ emplacou duas canções na disputa, ‘Almost There’ e ‘Down To New Orleans’ de Randy Newman, ambas com uma levada de jazz muito boa. E se levarmos em conta o número de vezes que filmes da Disney faturaram essa categoria, ‘A Princesa e o Sapo’ tem boas chances.

Outra forte concorrente é ‘The Weary Kind’ do filme Coração Louco, composta por Ryan Bingham e T Bone Burnett. Além disso temos ‘Take It All’ do musical Nine, interpretada no filme pela maravilhosa Marion Cotillard e composta por Maury Yeston; e ‘Loin de Paname’ do filme francês ‘Paris, Paris’ com letra de Frank Thomas e música de Reinhardt Wagner.

Quem vai vencer essa disputa? Eu não me arrisco a palpitar. Saberemos amanhã a noite. Enquanto isso ouça e veja abaixo uma das canções originais de filmes de que mais gosto; ‘Moon River’ de Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s) composta por Henry Mancini e Johnny Mercer, e interpretada por Audrey Hepburn:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!