04 março, 2010

A louca viagem da música

Preparem seus alucinógenos para entrar na onda, ou simplesmente respirem fundo. A viagem vai ser profunda. Sabe aquela letra de música que faz o maior sucesso e você não consegue entender de jeito nenhum? Pois é, estava eu escutando o showman Jorge Ben Jor e pensei: o que ele quer dizer com a letra de W Brasil??? Por favor, preciso da ajuda de vocês.

"Alô, alô W Brasil... Alô, alô W Brasil...", até aí tudo bem, é apenas um chamado. Vamos continuar. "Jacarezinho! Avião! Cuidado com o disco voador." Heim? "Tira essa escada daí, essa escada é pra ficar aqui fora." Disco voador, escada? O Jorge Ben Jor só podia estar muito alto quando escreveu essa letra. Alguém me explica por favor.

Ô viagem louca. Mais louco ainda é o prédio que tem o Tim Maia como síndico, imagina a bagunça. Mesmo assim o Ben Jor ameaça, se não tirar a escada: "vou chamar o síndico, Tim Maia!" E assim segue, com o trilho seguindo pela Central do Brasil e eu sem entender nada dessa letra.

Pior! O cara é um dos maiores letristas desse Brasil, segundo os críticos. Que baseado rola por aí? Juro, quando trombar com Jorge Ben Jor vou perguntar que parada é essa.

2 comentários:

  1. Uma breve explicação:
    Jorge nunca se inconmodou muito se suas letras faziam certo sentido ou não, porém essa, tem algumas "explicações".
    "Alô, alô, W Brasil..." - W/BRasil é uma famosa empresa de propaganda de Washington Oliveto (amigo de Jorge e Tim).
    "Jacarezinho, avião; cuidado com o disco voador, tira essa escada daí, essa escada é pra ficar aqui fora. Eu vou chamar o síndico Tim Maia." - Jacarezinho (morro aonde o Tim mandava comprar suas drogas) , "avião" (aquela que ia buscar as drogas do Tim) , "cuidado com o disco voador" (Tim Maia acreditava em ET's, e o Jorge fez essa brincadeira). "tira essa escada daí" (Tim Maia era metido a fazer obras em sua casa, por tanto, sempre havia uma escada um entulho ou alguma "obra" inacabada em sua casa), "sindico Tim Maia" (uma brincadeira com uma frase do próprio Tim. Ele se autointitulava o síndico... da casa dele).

    ResponderExcluir
  2. O lance da escada não é esse, não. Tim, em meio a suas paranóias "cannabianas", cismava que estava sendo vigiado, perseguido, etc. Daí, certa vez, ao chegar a uma janela de seu apartamento, viu um sujeito no alto de uma escada apoiada em um poste próximo. Aí, cismou que o cara o estaria vigiando, ficou apavorado e daí vem o verso. Tá na biogarfia do Tim, escrita pelo Nelson Mota. O resto destas explicações, desconheço.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!