03 março, 2010

Clipes Históricos - Thriller (Michael Jackson)

Por Luiza Baptista

Alguns clipes ficam marcados na memória, parece que sobrevivem à passagem do tempo sem nenhuma ruga. São videos ousados, que às vezes desafiam a opinião pública da época. É pensando nesses clipes que vamos estreiar uma Trilha Especial Clipes Históricos.

Logo que o tema veio à mente, um clipe ilustrou meu pensamento imediatamente: Thriller do Michael Jackson. É impossível uma lista de videoclipes importantes sem o clássico do Rei do Pop. Enquanto os adolescentes de hoje tentam acompanhar os passos de Single Ladies, da Beyoncé, a febre em 1983 era aprender a dançar como o Michael Jackson em Thriller. O clipe foi lançado em 2 de dezembro de 83, e teve direito até a uma première num cinema de Los Angeles. Várias celebridades compareceram à primeira exibição do clipe/curta-metragem, como Marlon Brando, Elizabeth Taylor e Eddie Murphy. O clipe teve que ser repetido durante o lançamento, tamanha a comoção que provocou na plateia.

O sucesso foi tanto que o clipe chegava a ser exibido duas vezes por hora na MTV estadunidense. No Brasil, o videoclipe foi lançado no Fantástico. O álbum Thriller acabou se tornando o mais vendido de todos os tempos, e teve outros hits, como: Billie Jean e Beat It.

O videoclipe inovou em todos os sentidos: coreografia, maquiagem, efeitos especiais, figurino e duração, afinal, 14min é para poucos. Além do custo, o clipe foi feito em película e custou algo em torno de 600 mil dólares! Depois de Thriller, os clipes passaram a ser vistos como pequenos filmes, e não mais como simples apresentações dos cantores.

Thriller revolucionou o mundo dos videoclipes. E ainda é fonte de inspiração para paródias, coreografias em filmes, programas de TV, e até para presidiários nas Filipinas. Vocês lembram desse grupo de presos dançando ao som de Thriller? A coreografia estava impecável, o figurino laranja é que deixava um pouco a desejar.

A superprodução musical de Michael Jackson é tão importante que será preservada entre os tesouros audiovisuais da nação estadunidense. Faz sentido, afinal, quem nunca viu e dançou com Thriller? Os 14 min de clipe passam rápido, a coreografia é contagiante e a música fica martelando na cabeça, no bom sentido. Algumas risadas assustadoras, dança de zumbis e Michael virando monstro, como não tiveram a ideia antes?

Um comentário:

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!