11 março, 2010

Clipes Históricos - Like a Virgin (Madonna)

Por Luiza Baptista

O clipe pode nem ser tão histórico assim, mas são poucos aqueles que podem dizer que nunca ouviram Like a Virgin (clipe original), da Madonna. Talvez não na voz da própria, já que essa música ganhou várias versões, cinematográficas até. Em particular, adoro aquela cena de Bridget Jones, com a protagonista ensinando às companheiras de cela como cantar Madonna do jeito certo (e ela leva a função muito a sério). E aquela cena de Moulin Rouge então, com um homem cantando Like a Virgin, uma das melhores versões com certeza.

O CD Like a Virgin foi o álbum que transformou Madonna em estrela da música pop. A cantora sempre gostou de uma polêmica, e antes do lançamento o nome provocativo do álbum já estava em todas as manchetes. No lançamento, Madonna dedicou o álbum a “todas as virgens do mundo”.

Em referência ao título do cd, nada mais natural que usar um vestidinho de noiva na capa do CD e no clipe. O figurino marcou época. E até ganhou homenagem em um VMA há alguns anos, quando Madonna cantou, dançou e beijou Britney Spears e Christina Aguilera. Dessa vez a cantora estava vestida de noivo e as estrelas adolescentes da época estavam de noivas.

No clipe Like a Virgin, uma Madonna bem mais jovem passeia com suas roupas exóticas e batom vermelho por Nova Iorque e Veneza. A cantora é acompanhada por um leão no videoclipe, que dizem representar a líbido masculina, enquanto que Madonna representa a noivinha virgem. Madonna brinca com a sexualidade, e durante a turnê do álbum não parou de causar polêmica com suas apresentações.

O videoclipe é brega para os padrões atuais. Talvez hoje as reações não fossem tão radicais, afinal, já vimos coisas bem piores, da própria Madonna até. Mas o que importa é que enquanto Jesus Luz tomava seus primeiros banhos, a cantora virava um ícone do pop. Like a Virgin ajudou a abrir as portas do show bis para Madonna, que entrou de forma triunfal e nunca mais saiu.


Pesquisa: site de fã-clube e wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!