12 março, 2010

Trilha do Filme - Amor Sublime Amor (West Side Story)


Antes de ganhar os Oscars de melhor diretor e melhor filme com A Noviça Rebelde (1965), Robert Wise já tinha faturado os prêmios por outro musical, Amor Sublime Amor (West Side Story) de 1961. Adaptação do musical da Broadway de 1957, West Side Story é uma versão ‘moderna’ de Romeo e Julieta e se passa em Nova Iorque, onde duas gangues disputam território; os Jets e os porto-riquenhos da Sharks. Nesse contexto, Tony (Richard Beymer), um ex-jet, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do chefe dos Sharks. E é claro que esse amor proibido só intensifica a disputa entre as gangues e vai tomando proporções desastrosas com o desenrolar da história.

A dança e a música dão um tom suave ao longa, contrastando com o tema violento da rixa entre gangues. Uma das cenas, uma briga com facas, me lembra até um pouco o clipe Beat It de Michael Jackson que só seria gravado nos anos 80. Na trilha sonora do filme encontramos músicas que se tornaram verdadeiros clássicos, e já foram parodiadas em diversas ocasiões.

Provavelmente a melhor música do filme é Tonight, quando Tony e Maria confirmam a paixão à primeira vista. Outra canção dos dois personagens principais que se destaca é One Hand One Heart, em que simulam um casamento dentro de uma loja de roupas de festa. Além disso, não posso deixar de citar America, música em que as mulheres porto-riquenhas discutem com os homens da Sharks os pontos positivos e negativos dos Estados Unidos.

Uma das músicas mais parodiadas do filme é I Feel Pretty, em que Maria conta, com seu sotaque latino, como se sente bonita e feliz com a paixão por Tony. Uma das paródias mais conhecidas dessa música está no filme Tratamento de Choque (Anger Management), de 2003, numa cena em que o analista maluco interpretado por Jack Nicholson faz o irritado Adam Sandler cantar I Feel Pretty para relaxar. E não é que funciona!

West Side Story é um bom filme para quem gosta do gênero, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada quando descobri que quase todos os atores foram dublados no filme. E também dá um pouco de pena quando você sabe que os diretores cogitaram Elvis Presley e Audrey Hepburn para os papeis principais, mas Audrey estava grávida na época das gravações e teve que recusar o convite. De qualquer maneira, a trilha sonora ainda vale a pena. Assista abaixo a cena em que Maria e Tony interpretam ‘Tonight’:



Um comentário:

  1. Filmes antigos são mesmo fabulosos, e a trilha, quase sempre importantíssima para a atmosfera do contexto em que se passa a trama... bem diferente de hoje, onde os efeitos roubam a cena, e a trilha é simples complementação.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!