14 março, 2010

Trilha Nova – Quebra Cabeça Elétrico (Oswaldo Montenegro)


Quebra Cabeça Elétrico (2009)

Direção Geral: Roberto de Oliveira / André Wainer
Gravado e Mixado por Paulo Vilhena

1. Agalopado / 2. Não diga num blues / 3. Na primeira Manhã / 4. A palo seco / 5. A moça e o povo / 6. Pavão Mysteriozo / 7. Muito romântico / 8. Vapor varato / 9. Sinal Fechado / 10. Deus lhe pague / 11. Canalha / 12. Quebra Cabeça / 13. A Lista / 14. Bandolins
Sempre achei o Oswaldo Montenegro meio maluco - e não sou a única a pensar assim. Mas tenho que admitir que ele é um ótimo cantor e, principalmente, compositor. Considerado um dos grandes nomes da MPB, com 30 anos de carreira, o artista lançou em 2009 seu 40º disco, "Quebra Cabeça Elétrico". O álbum é resultado de um show gravado em abril do ano passado no Citybank Hall (SP) e reúne grandes sucessos.
Apesar da maioria das faixas não serem composições próprias, alguns dos seus clássicos não deixaram de entrar. É o caso de Bandolins - música com a qual o cantor se lançou em 1979, alcançando o 3º lugar no festival da extinta TV Tupi - e A Lista - que também dá nome a um disco e a um musical de Oswaldo Montenegro. Pena que ficaram de fora canções bonitas, como Quando a Gente Ama, Léo e Bia e Intuição.
O CD ainda conta com músicas de grandes nomes, como Alceu Valença e Caetano Veloso. Merecem destaque as regravações de Pavão Mysteriozo (Ednardo), Vapor barato (Wally Salomão / Jards Macalé) - que já foi interpretada por Gal Costa, O Rappa, Zeca Baleiro, Sinal Fechado (Paulinho da Viola) - em uma versão cheia de efeitos sonoros - e Deus lhe pague (Chico Buarque). Também vale uma atenção especial para a música título Quebra Cabeça (Paulinho Soares e Marcelo Silva) e Não diga num blues (José Alexandre / Mongol). Mas, na minha opinião, a melhor atuação de Oswaldo Montenegro é na excepcional A palo Seco, do sumido Belchior:

"Quebra Cabeça Elétrico" também está disponível em DVD, com seis faixas extras: Na hora do almoço (Belchior) / Partido Alto (Chico Buarque), Geni e o Zepelim (Chico Buarque), Metade, Vamos Celebrar, a linda Lua e Flor e A Loucura Amarela, as quatro do Oswaldo Montenegro.
E por falar em loucura, deixa eu justificar meu comentário inicial sobre a (in)sanidade do artista. Como disse antes, a opinião não é só minha. Uma junta de oito psicólogos diagnosticou retardo mental em Oswaldo Montenegro, que não esconde o problema. Em entrevista dada em dezembro para a revista IstoÉ, ele declarou: "Sou retardado mental. Sou considerado incapaz para algumas coisas e superdotado para outras".
Realmente, o cantou possui alguns comportamentos estranhos. Cansado do tédio, ele já mudou de identidade, virou um sociólogo e passou três meses em Espírito Santo. Além disso, coloriu cada centímetro do seu apartamento no Leblon, como uma pintura abstrata, sem deixar escapar nem o violão e os eletrodomésticos (veja a reportagem do Fantástico sobre o assunto):

Foto: Juliana Briggs

Pintor, cantor, compositor de trilhas sonoras para peças teatrais, cinema e televisão... Lúcido ou não, o fato é que talento não falta a Oswaldo Montenegro.

Ouça "Quebra Cabeça Elétrico" na Rádio UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!