06 abril, 2010

Trilha do Filme – Trilha Sonora de Magnolia (Aimee Mann)


Magnolia - Music From The Motion Picture
Aimee Mann
1999
(1.One/2.Momentum/3.Build That Wall/4.Deathly/5.Driving Sideways/6.You Do/7.Nothing Is Good Enough/8.Wise Up/9.Save Me/10.Goodbye Stranger/11.Logical Song/12.Dreams/13.Magnolia)


Enquanto escrevia o roteiro de
Magnólia, de 1999, o diretor Paul Thomas Anderson (de
Sangue Negro) não conseguia parar de ouvir “Bachelor no. 2”, terceiro disco da cantora americana Aimee Mann. A identificação com o trabalho da ex-vocalista da banda ’Till Tuesday foi tanta que quando o roteiro ficou pronto, o diretor resolveu convidar a moça para compor a trilha sonora original do filme. O resultado foi um ótimo disco, complemento mais do que a altura para o excelente Magnólia. Das treze faixas, nove são interpretadas pela cantora, e oito são de sua autoria. Somam-se a essas duas faixas do Supertramp, “Dreams”, da cantora Gabrielle, e “Magnolia”, de Jon Brion.

No filme, Anderson explora os traumas de seus personagens, que vivem trajetórias distintas, porém conectadas em um dia em Los Angeles. Linda (Julianne Moore) é a jovem e infiel esposa de um velho milionário moribundo, e Phill (Philip Seymour Hoffmann) o enfermeiro dele. Frank (Tom Cruise, em uma performance surpreendente, que chegou a ser nomeada ao Oscar), é um charlatão que ganha dinheiro ensinando homens a dominarem mulheres. Jimmy Gator (Philip Baker Hall) é o apresentador de um consagrado programa de TV de perguntas e respostas. Aparentemente no topo, o apresentador sofre com um câncer e com a filha viciada em cocaína, Claudia (Melora Waters). Enquanto isso, o pré-adolescente Stanley é pressionado pelo pai para se destacar no programa de Jimmy. Já Donnie Smith (William H. Macy) é um antigo vencedor do mesmo programa, hoje um verdadeiro loser. A história é desenvolvida conforme verdades sobre cada um são reveladas, até um final catártico e surpreendente.

A trilha de Aimee Mann não se refere diretamente ao roteiro. O diálogo inegável é estabelecido de forma mais sutil. Quem assiste o filme percebe isso de forma clara. As músicas de Mann combinam perfeitamente com o clima nas cenas criadas por Anderson. Um dos melhores exemplos é justamente a bela faixa de abertura (do disco e do filme), “One”. Os versos “one is the loneliest number that you’ll ever do/two can be as bad as one/it’s the loneliest number since the number one” (
um é o número mais solitário que você vai ver/dois pode ser tão ruim quanto um/é o número mais solitário desde o número um) são destruidores. A tristonha “Wise Up” é cantada pelos personagens do filme em certa altura. Outra faixa que merece destaque ‘é a instrumental “Nothing Is Good Enough”. Mas nenhuma musica é tão desalentadora quanto “Save Me”, última faixa do disco. Uma balada para quem não encontra nenhuma saída a não ser pedir ajuda. Depois de um dia como o de hoje no Rio de Janeiro, estranhamente apropriada.

Você pode ver "Wise Up" na versão com o elenco do filme no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Realmente, a trilha sonora vestiu o filme de forma magistral... belo filme, belas canções...

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!