07 abril, 2010

Trilha Especial – Zé Rodrix e o Mestre Jonas

Você conhece a história de Jonas e a baleia? Se não te contaram durante a infância ou nas aulas de religião, você certamente já deve ter ouvido na divertida versão do cantor e compositor Rodrix, Mestre Jonas:


“E ele diz que se chama Jonas

E ele diz que é um santo homem

E ele diz que mora dentro da baleia por vontade própria

E ele diz que está comprometido

E ele diz que assinou papel

Que vai mantê-lo preso na baleia até o fim da vida

Até o fim da vida

Até subir pro céu”


Depois de ouvir mil vezes essa música, que, a propósito, é o toque do celular do meu irmão, fiquei curiosa para saber de onde veio a inspiração de Rodrix. Ninguém me contou quando fiz catecismo e só agora descobri que Mestre Jonas baseia-se em uma passagem bíblica.


Jonas é um profeta mandado por Deus para levar ensinamentos ao povo de uma cidade. Ele não vai e foge em um barco de pescadores. Porém, durante a viagem, o profeta enfrenta uma forte tempestade e é lançado ao mar. Um milagre acontece e Jonas sobrevive, após ser engolido por uma baleia e passar três dias em sua barriga.


Enquanto o profeta da passagem fica rezando e se arrependendo durante os três dias, o descontraído Jonas cantado por Sá, Rodrix e Guarabyra parece gostar da nova casa e não pretende sair de lá tão cedo. Afinal, dentro da baleia a vida é mais fácil, segura, e nada o incomoda:



Mestre Jonas faz parte da trilha do filme Meu nome não é Johnny e é um dos grandes sucessos de Rodrix, que morreu no ano passado. Multi-instrumentalista (ele tocava piano, acordeom, flauta, bateria, sax e trompete), compositor de jingles e publicitário, o cantor ganhou destaque no cenário musical dos anos 70.


Zé Rodrix integrou o grupo Som Imaginário, banda criada para acompanhar uma turnê de Milton Nascimento, e formou trio ícone do chamado “rock rural” ao lado de Sá e Guarabyra. Ele é o compositor de outras canções famosas, como Casa no Campo (em parceria com Tavito), imortalizada na voz de Elis Regina, e Soy Latino Americano.


Nas décadas de 80 e 90, Rodrix abandonou a carreira musical para se dedicar à publicidade. Em 2001, voltou a se reunir com os companheiros Sá e Guarabyra para uma apresentação do "Rock in Rio". No mesmo ano, o trio lançou um DVD ao vivo, com seus maiores sucessos: Sá, Rodrix & Guarabyra: Outra Vez Na Estrada - Ao Vivo.

Zé Rodrix, entre Sá e Guarabyra


Pesquisa: Bíblia Online, CliqueMusic UOL, Folha Online – Ilustrada

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo. Parabéns! O Zé Rodrix realmente era um artista versátil e de raro talento. Um sujeito por demais inteligente e que não tinha "papas na língua", razão pela qual, quem pesquisar suas entrevistas vai verificar que ele "descia a lenha" nas grandes gravadoras e nos poderosos esquemas da "grande mídia".

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!