15 abril, 2010

Trilha Especial – Trocando a letra da música sem parar

Por Raiane Nogueira

Passei um bom tempo tentando entender porque na música Noite do prazer, o Cláudio Zoli dizia que na madrugada rolava um blues na vitrola, “trocando de biquíni sem parar”. Como assim, trocando de biquíni? Espere um pouco... Não seria “tocando B. B. King”? Pois é, acho que todo mundo já inventou pelo menos uma vez sua própria versão para alguma letra de música.


Meu erro mais grave foi confundir “avistei esse céu lindo, cor de anil” com “avistei esse céu e encontrei Jammil” na música Solteiro em Salvador, cantada pela banda de axé Jammil e Uma Noites. Mas vai, pelo menos fazia sentido! Pior eram duas amigas, uma confundindo “amar até” com “andar a pé”, no forró Colo de Menina, e a outra cantando alto, achando lindo, “carne humana, alma gêmea...” (Alma Gêmea) Que horror!


No Orkut, a comunidade Trocando de biquíni sem parar, no ar desde 2004, reúne mais de 30 mil pessoas que provavelmente já cometeram “micos musicais”. Em alguns casos, são tantos cantando a mesma coisa de forma errada, que seria melhor o compositor aderir logo à nova letra. Afinal, não ficaria bem melhor se a Pitty cantasse “quem não tem tattoo e piercing que atire a primeira pedra”? "Teto de vidro” é uma expressão meio fora de uso.


Os clássicos, além da versão título da comunidade do Orkut, são “Olodum tá rico, Olodum tá pobre” (Alegria Geral) no lugar de “hippie” e “pop” e o absurdo “amarelo deserto e seus temores”, na linda canção Oceano. Tudo bem que às vezes as letras do Djavan não têm muito nexo, mas confundir o "amar é" é demais.


E por falar em Djavan... Alguns cantores são campeões em despertar nossa imaginação. Também no Orkut, foi criada uma comunidade destinada só às versões da banda Los Hermanos, Cantando Errado: Los Hermanos, com cerca de cinco mil membros.


Mas de todas as confusões, a que gera maior discussão na rede social é sobre a música Menina Veneno, do Ritchie e do Bernardo Vilhena. Ninguém chega a uma conclusão se o abajour é cor de carne ou de carmim. No site oficial do cantor está como cor de carne. Mas diz a lenda que, depois de terminar a letra de “Menina Veneno”, Vilhena a passou por telefone para Ritchie fazer a melodia. E, como o cantor é inglês, entendeu “carne” no lugar de “carmim”. Vai saber...


E você, já cometeu algum "mico musical"? Compartilhe conosco!



6 comentários:

  1. Hahaha! Que post bacana!
    A gafe do Oludum eu já cometi, com certeza!
    Nas primeiras vezes que ouvi a música dos Strokes You only live once, eu jurava ouvir: ''Amanda mandou suplicar''. O trecho original é: ''A man don't notice what they got''. A semelhança é enorme! rs

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Brother, te indiquei para o selo Blog de Excelência, gosto dos seus posts e da maneira que escrevem, portanto achei mais do que merecida a indicação. Indiquei 7 blogs e o Trilha não poderia estar de fora!

    As instruções pra receber o selo estão aki: http://rattleheadbrasil.blogspot.com/2010/04/selo-blog-de-excelencia.html

    FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  4. Passei a minha vida toda pensando que o abajur, da música do Ritchie era cor de carne. Então, certa vez um amigo me corrigiu dizendo que o tal abajur não era cor de carne e sim de carmim. Adotei a nova cor para o abajur, ainda que fosse difícil esquecer a cor anterior que era gritante na minha memória, apesar não ser fã dele nem gostar da música. Enfim, quando encontrei uma comunidade com o nome "Abajur cor de carne", foi a gota! Fui em busca da letra e para minha surpresa, o mico não era meu. Meu amigo estava mesmo querendo impedir o Ritchie de criar uma nova tendência de decoração...rs

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu cantava na música da Pitty "quem não brinca com o destino que atire a primeira pedra" ai uma vez fui cantá-la no Karaokê ai q eu vi que era quem não tem teto de vidro.. ai me veio aquela máxima "Ahh então é por isso que a música chama Teto de vidro"
    Todo mundo riu.. nem consegui terminar de cantar

    ResponderExcluir
  6. E o Zé Pereira do Escravo de Jó??? Afinal, qual é o certo...Zé Pereira, Zé Guerreiro, Zabelê ?????
    É melhor ficar mudo na dúvida,ne...
    Escravos de Jó jogavam caxangá, Tira, bota...Deixa ... ficar.
    rsrsrs

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!