25 maio, 2010

Copa de 70: a seleção e o tema mais marcante da história

Eu sei, este blog é de música e não de futebol. Mas é época de Copa do Mundo, e o torneio de 1970, no México, nunca sairá da lembrança dos brasileiros por dois motivos: futebol e música, ou vice-versa.

Os versos podem não ser perfeitos como a linha de passe entre Jairzinho, Rivelino, Tostão e Pelé que levantou a taça do tri em 70 e trouxe de vez a Jules Rimet para o Brasil. Mas nenhum brasileiro é capaz de esquecer a canção que começa mais ou menos assim... “90 milhões em ação, pra frente Brasil do meu coração”.

A 17 dias da Copa do Mundo da África do Sul, 40 anos depois do Mundial do México e do país ter dobrado sua população, o povo ainda cantarola pelas ruas a música de Miguel Gustavo. Naquela época de ditadura militar, em que os artistas tentavam enfrentar os repressores, a letra de Miguel nada tinha de revolucionária. Mesmo assim entrou para a história.

Noventa milhões em ação/Pra frente Brasil/Do meu coração/Todos juntos vamos/Pra frente Brasil/Salve a Seleção/De repente é aquela corrente pra frente/Parece que todo o Brasil deu a mão/Todos ligados na mesma emoção/Tudo é um só coração!

Todos juntos vamos
Pra frente Brasil, Brasil
Salve a Seleção

Em 70, música e futebol andavam juntos, e faziam bonito. Os jogadores canarinhos comandados por Zagallo são, até hoje, considerados o melhor time brasileiro que o futebol já pôde ver. Nesse mundial se encontraram o melhor jogador do mundo de todos os tempos e o tema mais inesquecível, para completar a Copa do Mundo mais encantadora da história do futebol.


2 comentários:

  1. Poxa vida, eu que nem pensava em nascer na época aprendi a cantar essa música. Quem sabe um dia surja uma melhor né?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o autor e o nome da vinheta da copa 1958. Que exaltava os jogadores e começava com gilmar, de sorde e bellini. E brincava que a roseira balançou? Obrigadão

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!