16 maio, 2010

Peter, Bjorn & John em: Young Folks

Por Raiane Nogueira

Você sabe assobiar? É fácil! Se tiver alguma dúvida, pode aprender com a banda de indie rock sueca Peter, Bjorn & John no clipe da música Young Folks. O vídeo ganhou o Grammis (versão sueca do Grammy) de melhor videoclipe em 2007. E não foi à toa. Dirigido por Ted Malmros, baixista de outra banda sueca, Shout Out Louds, ele é realmente muito bom:



A animação me lembra aquelas historinhas de lições de curso de inglês. Dois jovens sentados na praça, o menino tentando conquistar a garota. E qual é a tática dele? Ensiná-la a assobiar! Que coisa mais estranha. “Eu não sei...” – ela faz charme. Mas não resiste e logo aceita sair com ele.

No ônibus, os dois começam a conversar, seguindo a letra da música. Young Folks fala de duas pessoas desencanadas que acabam se gostando e resolvem passar o tempo juntas, sem se importar com nada. No clipe, o casal vai para a casa dele, acaba fazendo uma música nova e chama os amigos para conhecer o “hit”.

O vídeo conquista quem assiste pela simplicidade dos elementos que o compõem. O movimento repetitivo dos personagens, por exemplo, que poderia criar uma certa monotonia, pelo contrário, dá ritmo ao clipe. A articulação da boca dos cantores também é muito bem feita.

Ainda se destacam pequenos detalhes como o nome da música riscado na parede da casa, os instrumentos musicais e o sorrisinho fixo dos convidados da festa. Tem um cara engraçado, balançando de um lado para o outro com um chapeuzinho rosa na cabeça, todo feliz. As roupas também chamam atenção, principalmente a camisa do percussionista, do Íncrível Hulk.

Yong Folks conta com a participação de Victoria Bergsman, da banda The Concretes. Lançada em 2006, a música levou Peter, Bjorn & John às paradas de sucesso na Europa, EUA e Brasil, e foi nomeada a segunda melhor faixa de 2006 pela revista britânica NME. O hit tocou em comerciais e séries de TV internacionais, além de fazer parte da trilha da novela "A Favorita".

Assista também à versão acústica de Young Folks, gravada por Peter, Bjorn & John nos estúdios da rádio americana The Current:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!