14 maio, 2010

A Realeza do Rock



CBE: a medalha que David Gilmour, Mick Jagger e Elton John receberam do Império Britânico

Houve um tempo em que reis e rainhas reinaram soberanos sobre a Terra. Mas isso foi há bastante tempo mesmo. Hoje, a nobreza européia se contenta em viver sob o regime da monarquia institucional, no qual quem manda mesmo é um chefe de estado eleito pelo povo. É o caso do Reino Unido, que acabou de eleger como primeiro-ministro o conservador David Cameron.

E enquanto os jornais internacionais voltam os olhos às medidas do governo e do parlamento, o que a casa dos Windsor (ou seja, a Rainha Elizabeth e sua prole) faz para continuar relevante? A resposta é muito simples: dá títulos de nobreza a astros do rock!

Como se faz isso? Concedendo a ordem do império britânico a quem a realeza considerar merecedor de tal honra. Como todas as tradições, a coisa é tão complicada quanto parece: existem várias classes da honraria, em ordem decrescente: Cavaleiro ou Dama da Grã-Cruz (GBE); Cavaleiro ou Dama Comandante (KBE/DBE), Comandante do Império Britânico (CBE); Oficial do Império Britânico (OBE); e finalmente, Membro do Império Britânico (MBE).



Entre as celebridades, os Beatles foram um dos primeiros a ganhar uma ordem do tipo, em 1965, no auge da beatlemania. É bem verdade que a honraria concedida foi a mais baixa, a MBE. Mesmo assim, o suficiente para causar alvoroço. Muita gente que havia sido condecorada com o MBE escreveu ao palácio e à imprensa, ameaçando até devolver a medalha. Os Beatles pensaram em recusar a oferta, mas o empresário Brian Epstein os dissuadiu da idéia. Quatro anos depois, John Lennon a devolveria, em protesto à política britânica. Abaixo, você pode ver ele anunciando sua decisão:


A rainha parece ter encarado a desfeita da seguinte maneira: se não temos mais John Lennon, vamos ter Mick Jagger (CBE). E David Gilmour (CBE). E Jimmy Page (OBE). E até Elton John (CBE), porque os ternos dele são tão bacanas. E assim foi formado um verdadeiro dream team do rock’n’roll. Se você sabe que não vai ver Sir Michael Philip Jagger, Sir David Gilmour, Sir James Patrick Page e Sir Elton John juntos num palco, pelo menos é legal pensar que todos podem um dia se reunir para um pacato chá no palácio de Buckingham.

E quanto às damas? Bem, parece que se a monarquia gosta de caras que fazem barulho, a coisa não é de bom tom para as moças. Do universo da música pop, só Shriley Bassey, intérprete consagrada de músicas-tema da franquia 007, foi agraciada com o DBE. DE outras cantoras, só as líricas Joan Sutherland, Gwyneth Jones e Kiri Te Kamawa. Spice Girls? Nem pensar. Mas torcemos por Amy Winehouse numa ocasião próxima.

Agora, não precisa ficar triste. Se você jogou muito RPG na adolescência e ainda sonha em servir ao reino de Arthur, fique sabendo que não é impossível. Quem não é britânico pode receber o título de Cavalheiro ou Dama Honorável. E já teve até um brasileiro que conseguiu essa façanha: Edison Arantes do Nascimento pode não ser rei de verdade, mas alguma coisa ele é!


Pesquisa: The Beatles - a Biografia, de Bob Spitz; Wikipédia; Directgov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!