13 maio, 2010

Clipes históricos: Physical - Olivia Newton-John



Ah, os anos 80! Para os economistas “uma década perdida”. Para o Brasil, os anos da abertura democrática. Para o rock’n’roll, época de uma vertente melancólica com bandas como Joy Division, The Smiths e The Cure. Para o rock alternativo, só o começo. Já para o pop...os anos 80 foram o auge!

Foi na década de 1980 que os videoclipes realmente se popularizaram, principalmente com a criação da MTV. Mas antes de Michael Jackson lançar ‘Thriller’ e Madonna emplacar ‘Like a Virgin’ e ‘Material Girl’, um outro videoclipe deu muito o que falar nos primeiros anos da década: ‘Physical’ da cantora e atriz Olivia Newton-John (aquela que protagonizou ‘Grease’ ao lado de John Travolta, lembra?).

Lançada em 1981, a música ficou dez semanas seguidas no topo da Billboard Hot 100 nos EUA. O videoclipe é bem engraçado, e vendo hoje na ótica de 2010, super brega! A montagem se passa em uma academia, entrando no clima da explosão gym e a preocupação com o corpo que marcou a década. Esse cenário também deixa ambíguo o sentido de “physical” na música (‘Let’s get physical, physical/ I wanna get physical/ Let me hear your body talk, your talk).

No mesmo clima, Olivia Newton-John usa um figurino de malhação da época; calça legging, faixa na cabeça e collant. O clipe começa com homens obesos fazendo ginástica naqueles aparelhos bem arcaicos, e Olivia flerta com eles enquanto dança, como se fosse a professora de ginástica. Depois, como num passe de mágica, os homens ficam músculos e até mais jovens, e ironicamente saem do clipe de mãos dadas, enquanto Newton-John termina o vídeo acompanhada por um aluno ainda gordinho. Assista a ‘Physical’ abaixo:


Na época que foi lançada, a música foi um escândalo. Apesar do sucesso, foi proibida em algumas rádios mais conservadoras pela letra com insinuações sexuais. E o final do clipe era cortado em exibições na TV, já que os mais puritanos não gostavam do final em que os rapazes musculosos se revelavam gays.

No inicio desse ano, a canção de Newton-John liderou a lista das 50 músicas mais sensuais da revista Billboard. E há poucas semanas a atriz Jane Lynch protagonizou uma paródia do clipe, ao lado da própria Olivia, em um episódio do seriado Glee, que falava justamente sobre músicas com má reputação. Mas apesar dessa suposta má reputação, ‘Physical’ foi um videoclipe inovador nos anos 80, e por isso histórico.

3 comentários:

  1. detalhe interessante , um dos gordinhos (roupa verde) era um dos atores de loucademia de policia ( o barbara)

    ResponderExcluir
  2. Memorável!
    honestamente, olivia foi inovadora com uma música pra lá de provocante "There's nothin' left to talk about, unless it's horizontally"kkkkk P/ época, uma quebra de tabus.
    Honestamente, ela foi uma visionária...pena q mudou de estilo, deixando espaço para madonna e cia.
    marcante, com certeza.
    Assim como tudo desta década.

    ResponderExcluir

Sugira, comente, manifeste-se sobre esse post!